Grupo Gay da Bahia fará exposição do fotógrafo Alair Gomes

Seus ensaios o tornaram a maior referência no País em fotografias de homens nus e seminus

Publicado em 07/12/2021
alair gomes grupo gay da bahia
Em seus últimos 26 anos de vida, o fotógrafo produziu mais de 170 mil negativos e 16 mil ampliações 

Maior nome brasileiro da fotografia homoerótica, Alair Gomes será homenageado com mostra na sede do Grupo Gay da Bahia (GGB).

Curta o Guia Gay no Instagram

Nascido em 1921, em Valença (RJ), Alair formou-se engenheiro, estudou filosofia, foi autodidata em física, biologia e matemática, professor de inglês e crítico literário, mas se consagrou na arte da fotografia.

Coordenou curso da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na capital fluminense, e, desde os anos 1960, passou a fotografar rapazes nas ruas, tornando-se precursor nessa área.

Seus ensaios realizados nos anos 1970 e 1980 o tornaram a maior referência no País em fotografias de homens nus e seminus.

"Em nus masculinos, não há nada hoje comparável no mundo da fotografia ao trabalho desse brasileiro", declarou, certa vez, o diretor da Fundação Cartier para a Arte Contemporânea, Hervé Chandès.

Em seus últimos 26 anos de vida produziu mais de 170 mil negativos e 16 mil ampliações com foco no corpo masculino. Muitas das imagens eram feitas de forma clandestina, do apartamento de Alair, em Ipanema, em direção à praia.

Após tirar as fotos, Alair descia à praia e mostrava os cliques aos rapazes fotografados. Vários deles concordavam em subir ao apartamento para, então, serem fotografados despidos.

"Eu fotografei tantos garotos com os quais eu tive vontade de ir para a cama que, comparado com o número dos que na verdade chegaram a minha cama, a proporção e ínfima", declarou o artista.

A homossexualidade foi essencial em sua vida: "A minha tendência homossexual é extremamente antiga. Eu me lembro de um caso, que era obviamente dessa natureza, quando eu ainda estava na escola primária."

O artista foi tema do documentário A Morte de Narciso, de Luiz Carlos Lacerda, em 2003, e do espetáculo Alair, protagonizado por Edwin Luisi, no Rio e em São Paulo, em 2017.

Alair foi assassinado, em 1992, aos 70 anos, em seu apartamento, por um seu ex-modelo, segurança de uma loja de discos próxima a seu edifício. A polícia considerou ter sido crime de teor homofóbico. O assassino nunca foi preso.

A exposição ficará em cartaz entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro de 2022 com entrada franca.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.