Varíola dos macacos: OMS sugere a gays reduzirem parceiros sexuais

Mundo tem 18 mil casos identificados. América possui 25% dos diagnósticos

Publicado em 28/07/2022
gay sexo varíola dos macacos
Homens que fazem sexo com homens são 98% dos casos da doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que gays e homens bissexuais reduzam o número de parceiros sexuais como forma de prevenção à varíola dos macacos.

Curta o Guia Gay no Instagram

A orientação veio do diretor-geral do organismo internacional, Tedros Adhanom. 

“A melhor maneira de fazer isso é reduzir o risco de exposição. Isso significa fazer escolhas seguras para você e para os outros. Para homens que fazem sexo com homens, isso inclui, no momento, reduzir o número de parceiros sexuais, reconsiderar o sexo com novos parceiros e trocar detalhes de contato com novos parceiros para permitir o acompanhamento, se necessário.”

Apesar da declaração, Tedros falou sobre o estigma e a discriminação, fatores que podem impactar no combate e prevenção a variola dos macacos.

“Embora 98% dos casos até agora estejam entre homens que fazem sexo com homens, qualquer pessoa exposta pode pegar a varíola dos macacos, razão pela qual a OMS recomenda que os países tomem medidas para reduzir o risco de transmissão a outros grupos vulneráveis, incluindo crianças, gestantes e aqueles que são imunossuprimidos”, afirmou.

O mundo tem 18 mil casos identificados da doença em 78 países. Maioria dos diagnósticos vieram da Europa (70%). A América tem 25% dos resultados positivos. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.