28 mil doses de vacina contra mpox encalham no Brasil

Pouca divulgação e diminuição dos casos no País explicam a baixa procura

Publicado em 25/11/2023
Vacinas contra mpox encalham no Brasil
Ministério da Saúde afirma que fará ação para que nenhuma dose seja desperdiçada

Apenas 21,9 mil doses de 50 mil disponíveis da vacina contra a mpox (antes conhecida como varíola dos macacos) foram aplicadas no Brasil, o que significa que 28,1 mil encalharam.

Curta o Guia Gay no Instagram

A compra do imunizante foi feita pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que permite aquisição de vacinas por preços mais acessíveis.

A campanha de vacinação começou em março de 2023, no entanto, segundo o jornal O Globo, servidores da pasta avaliam que a divulgação da campanha não foi eficaz em atingir o público-alvo.

O imunizante era destinado, em um primeiro momento, a profissionais de saúde em contato com o vírus, pessoas que tiveram convívio com alguém infectado e soropositivos para HIV com contagem de CD4 (células de defesa) inferior a 200.

Meses depois, foram incluídos na campanha todos os soropositivos indepedentemente da contagem de CD4.

No mundo, a doença se espalhou, em 2022, dentre a comunidade gay. Em muitos países, como os Estados Unidos, a vacinação teve como alvo gays e bissexuais.

Para o Ministério da Saúde, a baixa procura se deu por causa da diminuição dos casos. 

Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a mpox da lista de emergências em saúde pública de importância internacional.

No Brasil, desde o primeiro caso registrado - em junho de 2022 - 10,9 mil pessoas contraíram o vírus e 16 morreram. Os dados são de boletim divulgado em julho.

O prazo da vacina Jynneos, comprada pelo Brasil, foi prorrogado para fevereiro de 2024. A pasta afirmou que enviou nota técnica às Unidades da Federação atualizando o público-alvo da vacinação e que está trabalhando para garantir que todas as doses sejam usadas.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.