EUA testam pílula do dia seguinte contra sífilis e gonorreia

Voltado a gays, bissexuais e transexuais, medicamento previne DST

Publicado em 12/10/2023
DST: pílula pra gays será lançada nos EUA
DoxyPep pode ser tomada até 72 horas do sexo desprotegido

Uma espécie de "pílula do dia seguinte" para infecções sexualmente transmissíveis deve ser lançada em breve pelos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay no Instagram

De acordo com o The New York Times, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país divulgaram projeto que prevê a recomendação do antibiótico doxiciclina para prevenir contágio por doenças como sífilis, gonorreia e clamídia.

Na prática, algumas clínicas estadunidenses já começaram a receitar o medicamento.

Chamada por lá de DoxyPep, a terapia será indicada para grupos com maior risco de desenvolver DST (doenças sexualmente transmissíveis ou IST - infecções sexualmente transmissíveis -, como denomina o Ministério da Saúde).

A pílula será receitada somente a homens gays e bissexuais e mulheres trans que tiveram DST bacteriana no último ano ou que de outra forma estão em risco aumentado.

"Não queremos oferecê-lo de forma generalizada a qualquer pessoa que possa ter um encontro sexual de risco relativamente baixo”, disse Kaiyti Duffy, diretora médica do Centro LGBT de Los Angeles, que oferece o medicamento, à reportagem.

O precaução é porque tomar antibióticos com frequência pode tornar as bactérias resistentes aos medicamentos.

"Estamos dizendo: vamos limitar apenas às pessoas que suspeitamos que serão as mais beneficiadas, para garantir que não estamos usando antibióticos em excesso”, esclareceu Jenell Stewart, infectologista da Universidade de Minnesota e da Hennepin Healthcare.

“Isso faz parte da cautela, garantindo que tenhamos evidências de que os benefícios superarão os riscos.”

A pílula deve ser ingerida até 72 horas após relação sexual sem preservativo, incluindo sexo anal e oral, e quanto mais cedo tomar, melhor.

Stewart aponta que a doxiciclina é bastante eficaz contra sífilis e clamídia. Já em relação à gonorreia, o tratamento pode variar, pois algumas cepas da bactéria são resistentes ao medicamento.

O remédio não protege contra infecções virais, tais como herpes, mpox, HIV e HPV e pode ser tomado em conjunto com a Prep.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.