Petição quer tornar traição gay em crime de adultério

Se houver mudança, ter relação extraconjugal dará base jurídica para fim de casamento

Publicado em 05/11/2020

 

traição gay
Omissão de relações homossexuais prejudica, inclusive, casais héteros: trair com alguém do mesmo sexo não é adultério

Quando homossexuais dizem que querem igualdade, não é brincadeira. Foi lançada petição no Reino Unido para tornar a traição entre integrantes de casais de gays e lésbicas crime de adultério perante a lei do divórcio.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Explica-se: a definição de adultério lá, por lei, abrange a relação sexual "entre um homem e uma mulher".

O adultério é um dos cinco motivos pelos quais um casal pode pedir o divórcio. Para casais homossexuais, portanto, restam apenas os outros quatro.

Comportamento não razoável, deserção, separação por dois anos se ambas as partes concordarem e separação por cinco anos se uma das partes estiver de acordo são as quatro razões.

A Lei das Cláusulas Matrimoniais é de 1973.

"O fato da lei excluir especificamente a conduta do mesmo sexo em questões de adultério é arcaico e precisa ser mudado para representar a diversidade de experiências e relacionamentos LGBTQ+", diz a estudante de Direito Isabella Potesta, que abriu a petição.

A omissão de relações homossexuais prejudica, inclusive, casais héteros, já que para a lei, trair com alguém do mesmo sexo não é adultério. 

Em 2015, uma mulher não conseguiu se divorciar por adultério após descobrir que o marido estava tendo relações com mais de 10 homens.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.