Mais de 500 trans realizam troca de nome em mutirão na Bahia

Defensoria Pública da Bahia prestou assistência por meio de WhatsApp

Publicado em 15/02/2021
retificação nome travesti transexuais pessoas trans bahia defensoria
Aladdin Andrade solicitou mudança em documento na sexta. Na segunda, certidão já estava retificada

Ao todo 508 pessoas transexuais conseguiram alterar nome e gênero nos documentos por meio de mutirão de assistência de informações realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Curta o Guia Gay no Instagram

Foram 293 solicitações atentidas em Salvador e 215 no interior do Estado.

A ação, realizada entre 29 de janeiro (Dia Nacional da Visibilidade Trans) e 5 de fevereiro, teve como objetivo proporcionar acesso à Justiça para pessoas que desejavam modificar o nome civil em conformidade com o gênero em que se reconhecem.

Por causa da pandemia da covid-19, a iniciativa foi totalmente on-line, por meio do WhatsApp.

A Defensoria também firmou parceria com o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, de onde vieram 39 inscrições, já com a documentação das pessoas assistidas, para que a instituição fizesse o encaminhamento para os cartórios.

No total, 742 pessoas buscaram informações sobre a adequação, mas 234 não conseguiram realizar o procedimento devido à existência de impedimentos, tais como a idade, uma vez que é necessário ter mais de 18 anos, ou a ausência de documentos essenciais, tais como o RG, CPF e título de eleitor.

Uma das pessoas que participaram do mutirão foi o estudante de Letras Aladdin Andrade, de 20 anos. Com apoio da defensoria, ele solicitou retificação da certidão de nascimento na sexta 5 de fevereiro.

No primeiro dia útil seguinte, na segunda 8, o documento já estava pronto para retirada. 

“Fiquei pensando na certidão o final de semana todo. Quando peguei meu documento, parecia que era um sonho. Fiquei o dia inteiro olhando a certidão, toda hora olhava no caminho do cartório pra casa. Uma das melhores sensações foi quando eu assinei um documento com meu nome retificado”, contou à comunicação da defensoria. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.