Ao contrário de Trump, Biden autoriza bandeira LGBT em embaixadas

Mandatário deu sinal verde para que órgãos celebrem Dia Mundial contra Homofobia e Dia Internacional do Orgulho LGBT

Publicado em 26/04/2021
estados unidos embaixada arco-íris
Decisão é cumprimento de promessa do secretário de Estado. Fotos: Depositphotos

Secretário de Estado do governo de Joe Biden, Antony Blinken autorizou que embaixadas dos Estados Unidos no mundo voltem a hastear a bandeira arco-íris.

Curta o Guia Gay no Instagram

A intenção é que as embaixadas possam celebrar o Dia Internacional contra a Homofobia, em 17 de maio, e o Mês do Orgulho LGBT, em junho.

Segundo o jornal The New York Times, a ação não é obrigatória. Ficará a critério de cada diplomata se vai-se ou não comemorar as datas.

"Se os chefes de missão determinarem que é apropriado fazê-lo, eles podem hastear a bandeira do orgulho em mastros voltados para o exterior, abaixo da bandeira dos Estados Unidos, nas instalações diplomáticas dos Estados Unidos no exterior", explicou a pasta, em comunicado.

No governo anterior, de Donald Trump, embaixadas tiveram seu pedido negado para hastear a bandeira nesses dias.

O então secretário de Estado Mike Pompeo, que é publicamente contra o casamento homossexual, determinou - entre 2017 e 2020 - que apenas a flâmula do país poderia estar no mastro.

Na audiência de confirmação para seu nome no cargo, em janeiro, Blinken já havia prometido que iria permitir o hasteamento das bandeiras do orgulho.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.