Montanhista gay leva bandeira LGBT ao 2º ponto mais alto da Europa

Dastan Kasmamytov sofreu tentativas de ser 'cura gay' e hoje luta pela causa

Publicado em 09/11/2021
bandeira arco-íris mont blanc
Grupo registra a jornada em vídeo e arrecada fundos para entidades LGBT

Um montanhista gay quirguiz levou a bandeira do orgulho LGBT para o ponto mais alto da Europa Ocidental e segundo maior do continente: o Mont Blanc, na divisa da França com a Itália.

Curta o Guia Gay no Instagram

O feito, realizado em 21 de setembro, por Dastan Kasmamytov, faz parte da campanha lançada por ele e outros amigos gays e montanhistas: o Pink Summit (ou cume/topo cor-de-rosa, em português).

O objetivo é que os alpinistas carreguem uma bandeira arco-íris nas subidas das mais altas montanhas pelo mundo, incluindo o Everest.

A ação não se resume à flâmula: eles documentam sua jornada em vídeo e arrecadam fundos para entidades LGBT locais.

Na primeira escalada do grupo, houve uma adversidade. Era agosto de 2018 e eles subiriam a montanha mais alta da Europa, o Monte Elbrus, na Rússia.

Ao cruzar a fronteira entre Geórgia e Rússia, Dastan e seus amigos foram parados e interrogados.

"Tenho certeza de que pesquisaram meu sobrenome com antecedência e estavam fazendo perguntas muito pessoais", contou ao GayCities.

"Eles também faziam piadas homofóbicas e sexistas. Eu tive que deletar todo o conteúdo gay do meu celular, com medo que eles o checassem."

Nascido no Quirguistão, país conservador na Ásia Central, Dastan sofreu por ser homossexual e encontrou no alpinismo liberdade e possibilidade de ter paz.

Ele diz que os pais o levaram a inúmeras tentativas de "cura gay", de benzedeiros a líderes religiosos.

Ao sair do armário, durante uma conferência de imprensa da entidade Human Rights Watch sobre a violência contra gays e bissexuais no seu país, ele recebeu ameaças de morte e precisou se mudar.

Dastan pedalou uma distãncia de cerca de 5.600 quilômetros entre o Quirguistão e Berlim, na Alemanha. Continuou seus estudos entre a capital alemã e a Noruega.

Foi durante esta jornada em cima da bicicleta que ele refletiu e criou o Pink Summit.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.