Parada de São Paulo faz nota em defesa da bandeira arco-íris LGBT

Entidade posicionou-se contra mudanças que tornam o símbolo mundial excludente

Publicado em 14/02/2023
bandeira arco-íris gay lgbt
Entidade registrou que cada segmento possui a própria bandeira e que nunca foi pedida mudança na do arco-íris

A maior parada do orgulho LGBT do mundo, a de São Paulo, divulgou nota nesta segunda 13 em defesa da bandeira arco-íris como símbolo mundial do ativismo em orientação sexual e identidade de gênero. 

Curta o Guia Gay no Instagram

A motivação é a tentativa de algumas empresas e setores isolados do movimento LGBT trocarem o uso da bandeira com seis cores por uma, chamada de Bandeira do Progresso e que adiciona triângulos para simbolizar trans e pessoas não-brancas. 

"A bandeira do arco-íris carrega nossa história, memória de lutas e conquistas. Mudanças são importantes e também fazem parte da história, mas quando empreendidas para incorporar avanços."

Mais
>>> Novas versões da bandeira arco-íris nos invisibilizam, dissem bissexuais
>>> Lésbicas rejeitam Bandeira do Progresso: excludente

E seguiu: "Não há qualquer outra representação de um movimento identitário com tamanho reconhecimento ao redor do mundo".

O texto combate a ideia de que as mudanças propostas na bandeira de seis cores seriam feitas para torná-la mais includente. 

A respeito das faixas interpretadas como união contra o racismo seriam insuficientes para expressar todas as lutas com as quais o ativismo LGBT está em soma. 

"Sobre representar na bandeira arco-íris o compromisso fundamental do movimento LGBT+ contra o racismo, capacitismo, sexismo, etarismo, xenofobia e toda forma de discriminação, isso pode ser feito sem mudar nosso símbolo. Afinal, como representar tantas causas sem deixar outras de fora e causar exclusão?"

A entidade também registrou que vários segmentos possuem bandeira específica e que isso se deu com respeito às décadas de existência e força da flâmula com seis faixas. 

"Coletivos identitários criaram suas próprias bandeiras. E isso se deu sem que, em momento algum, propusessem substituir a bandeira arco-íris, que une e acolhe todas as identidades."

Veja nota da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo sobre a bandeira arco-íris aqui. 

A chamada Bandeira do Progresso é criticada também por, ao incluir apenas as cores trans, apagar lésbicas e bissexuais. 

Lideranças desses segmentos já se posicionaram contra o uso da nova versão da bandeira. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.