14 vezes em que o governo Bolsonaro agiu contra LGBT em 2020

Palavras e ações compuseram 'pandemia' de desrespeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero

Publicado em 27/12/2020

O ano de 2020 vai ficar marcado por pandemia do novo coronavírus que matou cerca de 190 mil pessoas no Brasil. Mas não só! No que diz respeito à relação entre o Governo Federal e LGBT, ficaram nódoas! 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Não foram poucas as vezes que o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e membros do governo atuaram no sentido contrário ao respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero. .

E não se trata apenas de discriminação verbal. Houve também ações que deixaram a comunidade LGBT de fora de politicas públicas. Veja 14 das muitas ações dignas de pandemia de desrespeito aos direitos humanos vinda de Brasília em 2020.

 

Damares Alves ignora DIa Nacional da Visibilidade Trans

Damares ignora Dia Nacional da Visibilidade Trans

Nem os perfis do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ou da titular da pasta, Damares Alves, celebraram a data, comemorada em 29 de janeiro.

Bolsonaro afirma que pessoas com HIV são despesas para todos

Bolsonaro diz que pessoas com HIV são despesas para todos

Na tentativa de defender Damares Alves, que pregou a abstinência sexual para que jovens não contraiam infecções sexualmente transmissíveis (IST), o presidente citou caso ouvido do jornalista e bolsonarista Alexandre Garcia.

"Uma pessoa com HIV, além do problema para ela, é uma despesa para todos no Brasil", concluiu o mandatário.

Bolsonaro diz que ser hétero passou a ser qualidade

Bolsonaro: 'Ser hétero passou a ser qualidade'

Aqui sobrou para todo mundo. Em live para seus seguidores nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que 'hétero passou a ser qualidade' e lamentou que não se possa fazer mais piadas com mulher, gay ou "gordinhos".

Bolsonaro afirma que OMS incentiva homossexualidade infantil

Bolsonaro afirma que OMS incentiva homossexualidade infantil

Para justificar aos seguidores o porquê de não seguir recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus, o presidente divulgou fake news que incluía sexualidade na infância. Ele apagou o post depois.

Olavo de Carvalho critica peça protagonizada por atriz travesti

Bolsonaro compartilha vídeo transfóbico de Olavo de Carvalho

Filósofo e guru do presidente, Olavo de Carvalho atacou pessoas transexuais em uma entrevista compartilhada nas redes de Bolsonaro. 

Gilson Machado critica travestis

Presidente da Embratur: 'Orifício rugosos pra fazer sexo'

Órgão oficial do turismo brasileiro, a Embratur, é comandada por Gilson Machado. Ele criticou a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, estrelada por uma atriz travesti, afirmando que nada tem contra "quem utiliza seu orifício rugoso infra-lombar para fazer sexo".

Bolsonaro diz que máscara é coisa de viado

Para Bolsonaro, máscara é 'coisa de viado'

Como cobrar que brasileiros utilizem máscaras de proteção nas ruas quando o próprio presidente teria dito a funcionários de seu gabinete que a peça é 'coisa de viado'?

Famílias gays ficam de fora de programa do governo Bolsonaro

Damares não inclui homossexuais em programa voltado a famílias

Ministério dos Direitos Humanos lançou o programa Município Amigo da Família, mas casas comandadas por casais homossexuais não foram citadas porque essas famílas são "muito pequenas ainda", segundo a responsável pela campanha.

AGU quer invalidar punição contra homofobia

Advocacia-Geral da União quer invalidar lei contra ódio a LGBT

Sabe a criminalização do ódio contra LGBT aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2019? A Advocacia-Geral da União entrou com recurso, em outubro, para flexibilizar a proibição e liberar homofobia e transfobia.

Damares veta termos e gays ficam sem programa do Mercosul

Mercosul fica sem programa de direitos LGBT por veto do Brasil

Por obra da pasta chefiada por Damares e do Itamaraty, um programa de direitos humanos LGBT no Mercosul não foi aprovado. O motivo? A inclusão dos termos "crimes de ódio" e "identidade de gênero" no documento.

Bolsonaro diz que virou boiola após tomar guaraná Jesus no Maranhão

Bolsonaro bebe guaraná Jesus e diz que virou 'boiola'

Além de gerar aglomeração em plena pandemia em São Luís (MA), o presidente não resistiu a uma piada homofóbica ao ver a garrafa cor-de-rosa do refrigerante e soltou: "Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?"

Bolsonaro: Tem de deixar de ser um país de maricas

'Tem de deixar de ser um país de maricas'

Com mais de 160 mil mortos no início de novembro, Bolsonaro minimizou as perdas para a covid-19 e tentou ridicularizar a quarentena feita por parte dos brasileiros. "Todos nós vamos morrer um dia (...) Não adianta fugir disso (...) Tem que deixar de ser um país de maricas", disse no Palácio do Planato.

Ministro da Educação Milton Ribeiro

Ministro da Educação sofre processo por homofobia

Após afirmar que o "homossexualismo" é "fruto de famílias desajustadas", o ministro da Educação e pastor Milton Ribeiro passou a ser alvo de investigação por homofobia a pedido da Procuradoria-Geral da República. Ele negou acordo, que poderia lhe gerar multa e retratação pública, e o processo continua.

Ministro da Justiça: apoia homofobia

Ministro da Justiça defende Ana Paula Valadão que ligou gays a aids

Quem também é alvo na Justiça acusada de homofobia é a cantora gospel Ana Paula Valadão que sugeriu que gays são responsáveis pela disseminação da aids. Para o ministro da Justiça, André Mendonça, ela estava apenas exercendo seu direito de se expressar livremente.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.