Ministro da Educação nega acordo e responderá por homofobia

Milton Ribeiro afirmou que gays e lésbicas são frutos de famílias desajustadas

Publicado em 26/11/2020
Ministro da Educação Milton Ribeiro pode ser processado por homofobia.
Ao STF, Milton Ribeiro pediu arquivamento do caso

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, rejeitou acordo oferecido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o que poderia livrá-lo de ser processado por homofobia.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Ao Supremo Tribunal Federal (STF), Ribeiro comunicou que recusa a proposta - oferecida pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, e pede arquivamento do caso. 

Em setembro, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o ministro afirmou que o "homossexualismo (sic)" é "fruto de famílias desajustadas".

Por causa dessa declaração, a Procuradoria pediu abertura de investigação na Justiça.

Segundo o Terra, no último dia 5, em ofício obtido pelo Estadão, Jacques informou o advogado-geral da União, José Levi, que havia questionado o ministro sobre "eventual interesse em entabular um acordo de não persecução penal".

"Observa-se que, até o momento, não houve resposta por parte do ministro da Educação quanto à intenção de entabular o acordo. Por tal razão, o Ministério Público Federal questiona, por meio deste ofício e, diretamente ao representante judicial constituído pelo ministro Milton Ribeiro, se há interesse em firmar o acordo em menção", diz o documento.

Se aceitasse o acordo, Ribeiro estaria admitindo um crime (o de homofobia) e poderia ter de fazer uma retratação pública, pagar uma indenização e/ou prestar serviços à comunidade.

Na documento enviada ao STF nesta quinta-feira, 26, além de recusar o acordo o ministro reitera "o seu mais firme pedido de desculpas, já formulado publicamente, a toda e qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida pelas palavras proferidas".


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.