Os maiores eventos LGBT ao redor do mundo

Quer se jogar em grandes festas? Quer ver filmes de temática LGBT? E que tal se encantar por peças de teatro?

Publicado em 22/07/2019

Os movimentos e lutas LGBT têm ganho cada vez mais destaque ao redor do mundo, e mais espaço e apoiadores a cada ano. Indicativo desse novo cenário são marchas, paradas e festivais nos quais a comunidade encontrou lugar para se expressarem e conquistar quem vê os movimentos de fora. São manifestações divertidas, alegres, com muita celebração e inclusão.

Além dos eventos próprios, também houve aumento de eventos e locais que se tornaram gay-friendly, ou seja, que se posicionam como lugares de respeito e igualdade com o público LGBT.

Cidades do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa e Austrália são alguns exemplos de locais onde o turismo gay é aquecido, fato que fortalece eventos e movimentos do grupo.

Os grandes festivais de música ao redor do mundo também se tornaram ambiente acolhedor e receptivo para o público LGBT. Veja abaixo alguns dos maiores eventos arco-íris que são realizados pelo mundo além das tradicionais paradas do orgulho. 

Circuit Festival Barcelona, Espanha. 

circuit festival gay barcelona

Trata-se do maior festival gay da Europa. Realizado desde 2008 nas versões gay e lésbica, o festival é famoso por levar mais de 70 mil pessoas às ruas de Barcelona para festejar. São vários dias de festas, eventos culturais e esportivos, e até ônibus especiais do evento, que circulam pelas ruas para ajudar no deslocamento. Este ano o evento acontece de 8 a 18 de agosto.

Sicilia Queer Filmfest, Itália.

sicilia queer fillmfest

Festival de cinema na Itália que busca, por meio de filmes e outras produções audiovisuais, ir contra qualquer tipo de discriminação social, defender e apoiar a cultura da diversidade, e aumentar a consciência positiva relacionada às diferenças. O festival dá bastante visibilidade a artistas independentes e atividades experimentais.

Milkshake Festival, Holanda.

milkshake festival

Um festival para todos que amam. Trata-se de evento que reúne diversos artistas da cena LGBT, geralmente uma semana antes da Parada do Orgulho de Amsterdam. São dias de festa com muita cor, trajes ousados e brilhantes, grandes performances, e pessoas de todos os tipos. Não há espaço para julgamentos. É uma grande celebração do orgulho arco-íris, que promove e celebra a cultura do segmento.

International Dublin Gay Theatre Festival, Irlanda.

international dublin gay theatre

A cada maio, o Festival Internacional de Teatro Gay de Dublin celebra grandes artistas e escritores LGBT na cidade natal do famoso escritor Oscar Wilde, que era gay assumido. Companhias de teatro de todo mundo se juntam para mostrar seu trabalho durante várias semanas. Há desde musicais até dramas, gratuito e pagos.

Estes são apenas alguns eventos, dentre extensa variedades e nichos possíveis. Praticamente todos os gostos conseguem se encaixar em pelo menos um festival de música, artes ou cinema. E participar destes eventos também é grande oportunidade de conhecer pessoas, abrir a mente a novos pensamentos e atividades.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.