Morreu nesta segunda-feira 19, aos 93 anos, o estilista italiano Valentino.
Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e não perca nenhuma notícia
Ele morava em Roma e a causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Voghera, na região da Lombardia, Valentino Clemente Ludovico Garavani estudou moda e arte em Paris e quando voltou a Roma, em 1960, aos 28 anos, criou uma das casas de alta-costura mais prestigiadas do mundo, a Valentino.
No mesmo ano, ele conheceu o estudante de arquitetura Giancarlo Giammetti, então com 18 anos. Os dois começaram a namorar e Giancarlo largou os estudos para cuidar das finanças da maison recém-criada que já estava perto de ir à falência após o sócio de Valentino, amigo do pai do estilista, deixar a sociedade.
Juntos, eles estruturaram a grife e fizeram o lançamento oficial em 1962, com pompa, o que atraiu encomendas internacionais.
A lista de clientes da grife ia de nomes, tais como Jackie Kennedy Onassis a Sophia Loren, passando por Elizabeth Taylor e princesas europeias.
A parceria de vida e comercial seguiu entre Valentino e Giancarlo até o fim da vida, no entanto, o relacionamento amoroso terminou em 1972.
Em 1973, o estilista se apaixonou pelo brasileiro Carlos Souza em uma boate no Rio de Janeiro. O jovem tinha 19 anos e eles ficaram juntos por uma década.
Em 1983, Carlos se casou com a socialite Charlene Shorto e Valentino e Giancarlo se tornaram os padrinhos dos filhos do casal, Sean e Anthony.
Tanto Carlos quanto Charlene trabalharam como relações públicas da grife mesmo depois de se divorciarem em 1990.
Na década de 1980, Valentino começou a namorar o modelo Bruce Hoeksema, que desfilou para sua grife até virar vice-presidente da maison.
Giancarlo disse, certa vez, que ele, Valentino, Carlos, Charlene e Bruce formavam uma família real.
Outros membros dessa família, eram a duquesa espanhola Nati Abascal, a princesa franco-brasileira Georgina Brandolini d'Adda e a relações públicas da maison Daniela Giardina.
Em 1990, encorajado pela amiga Elizabeth Taylor, Valentino criou uma entidade de ajuda a pacientes com HIV/Aids, a L.I.F.E.
Valentino amava tanto os cães que deu nome a uma de suas grifes de Oliver, em homenagem a um dos cachorros que havia morrido.
Ele tinha seis pugs. Quando viajavam em seu jatinho, eram necessários três carros até o aeroporto: um para a equipe e a bagagem, outro para cinco cães e um terceiro veículo para Valentino, Giancarlo e o sexto cão, a fêmea Maude.
Em 1998, Valentino e Giancarlo venderam a grife por cerca de US$ 300 milhões (em torno de R$ 1,6 bilhão) para a holding italiana HdP. Hoje, a maison é controlada pela holding Mayhoola, do Catar, e está presente em 90 países.
Valentino seguiu como estilista da grife até 2008, quando anunciou sua aposentadoria das passarelas com um desfile em Paris memorável repleto de top models que se tornaram suas amigas, como Naomi Campbell e Claudia Schiffer.