4 eventos culturais LGBT imperdíveis que rolam pelo mundo

Festa, teatro, literatura e performances são foco de festivais inesquecíveis e que pedem respeito à diversidade

Publicado em 23/06/2019
milkshake festival amsterdam gay
Uma das opções é o Milkshake Festival, na Holanda, feito antes da parada do orgulho

Os movimentos e lutas LGBT vêm ganhando cada vez mais destaque ao redor do mundo, e mais espaço e apoiadores a cada ano. Marchas, paradas e festivais... A comunidade encontrou lugar e apoio para crescer e conquistar quem vê os movimentos de fora. São manifestações divertidas, alegres, com muita celebração e inclusão.

Além dos eventos próprios, também houve aumento de eventos e locais que se tornaram gay-friendly, ou seja, que se posicionam como locais de respeito e igualdade com o público. Cidades do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa e Austrália são alguns exemplos de locais nos quais o turismo gay é aquecido, e inclusive que apoiam os eventos e movimentos do segmento.

Os grandes festivais de música ao redor do mundo também se tornaram ambiente acolhedor e receptivo para o público arco-íris. Veja alguns dos maiores eventos culturais LGBT que são realizados pelo mundo, além das tradicionais paradas do orgulho.

Circuit Festival Barcelona, Espanha
Trata-se do maior festival gay da Europa. Realizado desde 2008 nas versões gay e lésbica, o festival é famoso por levar mais de 70 mil pessoas para as ruas de Barcelona para festejar. São vários dias de festas, eventos culturais e esportivos, e até ônibus especiais do evento, que circulam pelas ruas para ajudar no deslocamento. Este ano o evento será realizado de 8 a 18 de agosto.

Sicilia Queer Filmfest, Itália
Um festival de cinema na Itália, que busca, através de filmes e obras audiovisuais, ir contra qualquer tipo de discriminação social, além de defender e apoiar a cultura da diversidade, e aumentar a consciência positiva relacionada às diferenças. O festival dá bastante visibilidade a artistas independentes e atividades experimentais.

Milkshake Festival, Holanda
Um festival para todos que amam. Reúne diversos artistas da cena LGBT, geralmente uma semana antes da Parada do Orgulho de Amsterdam. São dias de festa com muita cor, trajes ousados e brilhantes, grandes performances, e pessoas de todos os tipos. Não há espaço para julgamentos. É grande celebração do orgulho LGBT, que promove e celebra a cultura queer em um grande festival multicultural.

International Dublin Gay Theatre Festival, Irlanda
A cada maio, o Festival Internacional de Teatro Gay de Dublin celebra grandes artistas e escritores LGBT na cidade natal do famoso escritor Oscar Wilde, que era gay assumido. Companhias de teatro de todo mundo se juntam para mostrar seu trabalho durante várias semanas. Aí estão obras que vão desde musicais até dramas. O festival tem eventos gratuitos e pagos. 

Estes são apenas alguns eventos, entre tantas variedades e nichos possíveis, e claro, as paradas que acontecem anualmente em quase todo o mundo. Praticamente todos os gostos conseguem se encaixar em pelo menos um festival de música, artes ou cinema. E participar destes eventos também é uma grande oportunidade de conhecer pessoas novas, abrir a mente a novos pensamentos e atividades.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.