Trans impedida de usar banheiro será indenizada em R$ 12 mil

Vítima mostrou documento, mas segurança da CBTU manteve proibição

Publicado em 30/10/2020
Transexual ganha indenização em Natal após ser barrada em banheiro feminino
Funcionário determinou que vítima saísse do banheiro feminino e usasse o masculino

Uma mulher trans receberá R$ 12 mil de indenização após ser impedida de utilizar o banheiro feminino em estação de trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Segundo o UOL, a defensora pública Federal Lorena Costa Dantas Melo, da Defensoria Pública da União (DPU) afirmou que a vítima foi abordada por seguranças, que pediram que ela se retirasse e utilizasse o toalete masculino.

A mulher mostrou documento de identificação que comprova seu nome e sexo feminino, mas continuou com sua entrada no banheiro feminino vetada.

"Nesse sentido, resta claro que ao tentar utilizar o banheiro feminino, a assistida estava em pleno gozo de seus direitos, agindo os vigilantes em desfavor da lei e cumprindo um papel arbitrário e discriminatório que não mais se coaduna com a realidade social e jurídica do país", explicou a defensora.

"É um perfeito exemplo de violação à dignidade da pessoa humana. Ao ser impedida de utilizar o banheiro da companhia de trens, a assistida teve seu direito profundamente violado, o que não se admite no Estado democrático em que vivemos."

O juiz José Carlos Dantas Teixeira de Souza, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, reconheceu o dano moral. "Sendo a autora transgênero, não poderia ser abordada para que se retirasse do banheiro feminino, tendo ocorrido uma abordagem indevida e discriminatória, uma vez que a autora possuía o direito de usar o banheiro feminino, pois além de ser transgênero a autora tinha a documentação."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.