Bandeira LGBT original é encontrada e colocada em exposição

Objeto foi guardado pelo seu criador, o ativista gay Glbert Baker. Criação é de 1978

Publicado em 13/06/2021
Bandeira arco-íris original gay está em exposição em San Francisco
Originalmente, peça tinha oito cores. Falta de tecido pink motivou a mudança

Confeccionada há 43 anos, uma das duas bandeiras originais do orgulho LGBT estará em exposição em São Francisco, Estados Unidos.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Originalmente, as flâmulas, feitas para celebrar a "liberdade e consciência gays" mediam quase nove metros por 18 metros. Uma foi roubada e outra, considerada perdida.

A peça encontrada está danificada, mas sobraram quase nove por quatro metros. 

Elas foram desenhadas em 1978 pelo ativista gay Gilbert Baker e confeccionadas por um grupo de voluntários.

Baker atendeu pedido do também militante Harvey Milk que queria substituir o triângulo rosa - então o mais conhecido ícone gay - porque este simbolizava a perseguição dos homossexuais pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

As bandeiras - com oito cores - marcaram a Parada do Dia da Liberdade Gay em São Francisco.

Um ano depois, passou-se a utilizar, como tem sido feito até hoje, a versão com seis cores.

O tecido pink estava em falta no mercado e o azul turquesa foi retirado por Baker por que a ideia era dividir as cores da bandeira em três de cada lado nos postes de luz da Market Street para a parada de 1979. Com sete cores, a divisão ficaria irregular.

Baker morreu em 2017. Dois anos depois, a bandeira foi encontrada mofada em uma caixa em meio a seus pertences. Ela foi levada à irmã do ativista, que doou à Coleção Gilbert Baker do Museu e Arquivos da Sociedade Histórica GLBT de São Francisco.

A instituição levou a bandeira a especialistas em tecido para confirmar que a peça foi mesmo fabricada em 1978.

"Para pessoas LGBTQ, existem poucos artefatos que carregam o significado histórico, político e cultural desta obra de arte, a bandeira do arco-íris original", afirmou o museu.

"Estamos profundamente gratos que Gilbert Baker salvou este fragmento e que ele foi trazido para São Francisco. Acreditamos que sua mensagem de diversidade, libertação e esperança continuará a inspirar as pessoas queer nas próximas gerações."

A peça é o item central da mostra "Performance, Protesto e Política: A arte de Gilbert Baker", no espaço cultural.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.