LGBT no Brasil têm (muito) mais direitos que no Japão

País oriental não reconhece casamento homo nem protege segmento da discriminação

Publicado em 01/08/2021
japao lgbt direitos rights gay japan
LGBT no país não podem adotar e tem doação de sangue restrita. Foto: Depositphotos

Dificilmente o Japão acabará atrás do Brasil na disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos 2020. Entretanto, há ranking na qual a posição brasileira está muito à frente do país oriental: a cidadania LGBT. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Enquanto o Brasil é o segundo país do mundo com mais direitos para LGBT e é exemplo global no tema, o Japão carrega várias marcas negativas. E há poucos indicativos de que isso mudará nos próximos anos.

Dos integrantes do G-7, os países mais ricos do mundo, a nação é a única que não reconhece o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. 

Apenas em alguns poucos lugares - bairros, inclusive - há permissão para parceria civil. 

Em março deste ano, um tribunal local decidiu que é inconstitucional impedir os casamentos homossexuais, mas a decisão é muito restrita geograficamente e não teve efeito algum até agora. 

No mais, no país não é permitida a adoção, terapias de conversão são autorizadas e não há leis nacionais contra a discriminação. 

O Brasil ganha medalha de ouro de cidadania arco-íris em todos esses pontos.

Inclusive, foi o primeiro país do mundo a vedar a conhecida "cura gay", em 1999, e é o segundo mais populoso do mundo em que há casamentos homossexuais.

Enquanto pessoas trans no Brasil podem ir ao cartório retificar documentos sem precisar fazer cirurgias nem ter laudo médico, no Japão é necessário passar por esterelização e redesignação genital de sexo. 

A doação de sangue é outra categoria em que Brasil é modelo por não vetar doação de homens que fazem sexo com homens e mulheres trans. 

Na Terra do Sol Nascente, é preciso ficar seis meses sem sexo para fazer o procedimento. 

Houve movimentação para que houvesse avanços legais pró-LGBT antes dos jogos olímpicos, mas nada mudou

A disputa esportiva, por todo esse vazio legislativo, vulnerabiliza atletas que participam dos jogos.

Enquanto a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é crime no Brasil, no Japão, agir de forma preconceituosa contra LGBT não tem veto legal. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.