Governo Lula bate recorde: maior estrutura LGBT da história

Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ tem 44 funcionários

Publicado em 15/08/2023
symmy larrat silvio de almeida
Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida e a secretária nacional LGBT Symmy Larrat. Foto: MDHC

Mesmo com resultados a serem conferidos, o atual governo Lula já tem uma marca histórica na questão arco-íris: a atual secretaria dedicada a LGBT tem a maior estrutura já vista em nível federal voltada ao segmento. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O órgão, que integra o organograma do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, chefiado por Silvio Almeida, possui 44 funcionários. São 23 servidores, 20 colaboradores e uma estagiária. Um recorde. 

O número é muito superior aos dos governos anteriores. Quando a jornalista Symmy Larrat, atual secretária, chefiava o órgão LGBT do governo Dilma Rousseff (2011-2016), havia apenas quatro funcionários.

O cenário não foi muito diferente nos anos seguintes. Enquanto o presidente foi Michel Temer (2016-2018), eram seis funcionários. Na maior parte do governo Jair Bolsonaro (2019-2022), sete. 

O grande número de funcionários foi possível por o governo Lula ter elevado o órgão LGBT a secretaria, tipo de órgão superior a departamento e diretoria, que foram destinados ao segmento nas gestões passadas. 

A secretaria é composta pelo gabinete, diretoria de promoção e defesa, e quatro coordenações-gerais (do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, de promoção, acompanhamento de parcerias e de defesa). 

Symmy Larrat comemora a grande estrutura no governo atual. 

"A criação da secretaria atende a uma demanda histórica dos movimentos sociais na transição governamental e representa passo definitivo na afirmação dos direitos humanos LGBTQIA+. Ainda há muitos passos a trilhar até que tenhamos de fato uma política nacional efetiva para essa população, mas a criação da secretaria e o número de pessoas que nela trabalha demonstram o compromisso do governo federal de retomar a promoção e a defesa da dignidade de todas as pessoas deste País", disse ao Guia Gay.

O tom positivo é compartilhado pelo presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, ao mesmo tempo em que acrescenta demandas ao órgão. 

"A grande estrutura mostra que o governo dá atenção à pauta arco-íris. O que esperamos é o fortalecimento da secretaria no sentido de ter orçamento para ações nas três esferas do Estado e também para as organizações da sociedade civil, realize conferências, incentive pesquisas sobre violência e sempre dialogue com todos os espectros ideológicos."

E já cobra: "Que na próxima gestão tenhamos um ministério tal como há para negros, mulheres e indígenas".

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.