Fábio Porchat defende direito de piada homofóbica ser feita

Humorista afirmou que tal conteúdo não é o que ele faz, mas que não deve haver veto contra quem queira

Publicado em 13/08/2020
fabio porchat gay piada homofobia discriminação
 Para ele, proibir a pessoa de fazer a piada não vai matar a homofobia

O humorista Fábio Porchat se mostrou contrário a qualquer tentativa de proibição de piadas discriminatórias.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em live do coletivo Bancada do Livro, de pré-candidatos a eleições municipais, na quarta-feira 12, Porchat fez reflexões a respeito do humor que satiriza grupos identitários tais como gays, transexuais, gordos, negros e mulheres.

Ele diz que não vê graça neste tipo de piada, mas que defende o direito de que outros o façam em prol da liberdade e da democracia.

O artista citou o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, dizendo que "a democracia existe para que a gente defenda quem a gente odeia". 

Questionado pelo psicólogo, ativista e assessor parlamentar Eliseu Neto se o humor não é um caminho que fomenta atitudes fascitas e serve como trampolim para que o preconceito perpetue e se dissemine, Porchat ponderou.

"É claro que a piada contribui para o preconceito perpetuar, mas proibir a pessoa de fazer a piada não vai matar a homofobia", disse.

"A gente tem que tomar cuidado com o tal do 'não pode'. A gente tem que poder, a gente tem que optar pelo 'não'. Acho que essa é a evolução da sociedade."

Para o ator, a piada é um reflexo do preconceito, mas proibi-la não resolve nenhum problema.

Nessa liberdade, Porchat escolheu um lado. "Eu, Fábio, não acho graça, não faço piada [com grupos discriminados], tento bater no opressor, não no oprimido."

A fala está próxima dos 24 minutos da live. Assista:


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.