ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Eduardo Leite: RS reelege único governador gay assumido do Brasil

Tucano saiu atrás no primeiro turno, mas venceu o segundo com 57% dos votos

Publicado em 31/10/2022
Eduardo Leite gay governador reeleição
Homossexualidade de candidato foi atacada durante campanha eleitoral

Neste domingo 30, Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito como titular do Governo do Rio Grande do Sul.

Curta o Guia Gay no Instagram

Leite obteve 3.687.126 votos (57,12% dos votos válidos) contra o bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL), que conquistou 2.767.786 (42,88%).

O gaúcho de 37 anos foi o primeiro governador do Brasil a se assumir homossexual. Em entrevista ao Conversa com Bial, da TV Globo, em julho de 2021, Leite falou sobre ser gay e a respeito de seu namorado, o médico Thalis Bolzan.

No dia seguinte, incomodado com a repercussão e na tentativa de diminuir o feito de Leite, o ex-deputado federal Jean Wyllys tirou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), do armário. A mandatária jamais havia falado publicamente sobre sua homossexualidade e acabou confirmando - de forma enviezada - os posts divulgados pela militância da esquerda.

Voltando a Leite, em seu discurso de agradecimento, ele ponderou que governará para todos. "Sou consciente que os votos que recebemos não validam integralmente a nossa agenda, o que reforça a necessidade de um governo ainda mais aberto ao diálogo para representar todos que votaram. Seremos um governo aberto a ouvir também os que não votaram em nós", disse.

Durante a campanha, o governador reeleito foi atacado por Onyx, que disse que caso vencesse o Estado teria uma "primeira-dama de verdade".

Leite rebateu o comentário pouco depois: "Nesses tempos tão difíceis, em que tentam a todo custo nos separar uns dos outros, é motivador ver a sociedade e a opinião pública majoritariamente unidas para condenar demonstrações de homofobia. Não ao preconceito! O amor, o respeito e a tolerância falam mais alto."

Ele também denunciou cartaz homofóbico com a afirmação de que o Rio Grande do Sul rejeita "carne de viado"

O ano se encerra bem melhor do que começou para Leite. Sua intenção era ter disputado a Presidência da República, mas em novembro de 2021, o gaúcho perdeu as prévias do PSDB para João Doria. Com dificuldade para subir nas pesquisas de intenção de voto, Doria acabou desistindo da corrida presidencial e a legenda ficou sem candidato titular - Mara Gabrilli foi candidata a vice-presidência na chapa de Simone Tebet (MDB).

Leite, até então, era contra a reeleição e já havia dito inúmeras vezes que não concorreria ao posto mais alto do Rio Grande do Sul. O gaúcho repensou sua decisão, decidiu por tentar novamente o cargo e quase não chega ao segundo turno - ele obteve pouco mais de 2 mil votos a mais que Edegar Pretto (PT).

Antes de ser governador, Leite, que é bacharel em direito, foi vereador e prefeito de Pelotas (RS).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.