ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Datafolha: dentre LGB, 57% votam em Haddad; 29% em Bolsonaro

Foi a primeira vez que instituto incluiu orientação sexual em pesquisa de intenção de voto para presidente

Publicado em 26/10/2018
haddad eleições 2018 segundo turno
No primeiro turno, petista também foi o candidato que mais recebeu voto de LGB

Mais da metade (57%) dentre os que declaram homossexuais, bissexuais e de outras orientações sexuais diferentes da heterossexualidade disseram que votarão em Fernando Haddad (PT) para presidente da República.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Pela primeira vez, o Datafolha questionou a orientação sexual dos entrevistados em pesquisa de intenção de voto para o cargo máximo do País. 

Ainda dentre esse grupo, 29% responderam que votarão em Jair Bolsonaro (PSL), 7% votarão nulo ou branco (o índice é de 9% dentre héteros) e 6% não sabem em quem votar (o índice é de 5% dentre héteros).

Dos 9.173 entrevistados em 341 municípios entre 24 e 25 de outubro, 86% se declararam heterossexuais, 3% homossexuais, 2% bissexuais, 2% de outras orientações sexuais e 6% não responderam esta questão.

De todos os que disseram não ser héteros, 89% dizem estar decididos sobre o voto e 11% ainda podem mudá-lo.

A rejeição de Bolsonaro, que dentre héteros é de 42%, sobe para 62% dentre os não-héteros; Haddad tem rejeição de 31% dentre não-héteros e 55% dentre héteros.

No primeiro turno, Haddad foi o mais votado dentre homo, bissexuais e de outras orientações que não a hétero. O petista foi votado por 36% de pessoas desse grupo. Ciro Gomes teve 19%, Bolsonaro foi votado por 7,21%, Geraldo Alckmin (PSDB) ganhou 6%, e 7% votou em branco ou nulo.

A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e TV Globo e a margem de erro no recorte por orientação sexual é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.