Catar surpreende e divulga nova decisão sobre bandeira LGBT

Fiscalização era tamanha que até bandeira de Pernambuco foi impedida por ter arco colorido

Publicado em 29/11/2022
bandeira arco-íris gay
Regra anterior proibia totalmente imagens nas cores da bandeira LGBT.  Imagen de benzoix en Freepik

O Catar, país sede da atual Copa do Mundo, revogou na última sexta 25 a proibição quanto ao uso de itens com as cores do arco-íris nos estádios.

Curta o Guia Gay no Instagram

Com a decisão, torcedores poderão expressar seu apoio à comunidade LGBT com camisetas, bandeiras e outros objetos sem serem incomodados por seguranças.

A fiscalização era tamanha a polícia local tirou bandeira de Pernambuco das mãos de um torcedor por a flâmula ter imagem que parece com um arco-íris LGBT.

A aprovação, no entanto, não derrubou o veto da FIFA à braçadeira One Love dentro do gramado, acessório proposto por seleções europeias para simbolizar iniciativas contra qualquer tipo de discriminação.

Segundo a agência de notícias alemã DPA, a Confederação Internacional de Futebol já havia pedido às autoridades do Catar e ao comitê organizador da Copa do Mundo que permitissem as cores do arco-íris nos estádios.

Várias seleções da Europa ameaçaram usar a braçadeira na primeira semana do torneio, mas recuaram após a FIFA anunciar possíveis sanções disciplinares, tais como o pagamento de multas e perda de patrocínios, contra as equipe que desrespeitassem a proibição.

No Catar, a homossexualidade é considerada crime, com pena de oito anos de prisão ou, até mesmo, de apedrejamento.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.