ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Candidato pelo PDT e bi, Anderson Rocha quer políticas para LGBT

Estudante de administração tem apenas 23 anos, mas apresenta história de trabalho racial e pela juventude

Publicado em 23/09/2022
Anderson Rocha: estudante bissexual é candidato a deputado estadual pela Bahia
'Meu mandato vai ser plural, bem posicionado e de muita iniciativa ousada para quebrar barreiras', promete

Natural de Vitória da Conquista e estudante de administração na UniFTC, Anderson Rocha já foi candidato a vereador em 2020 em sua cidade natal e agora é pleteante a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo PDT.

Curta o Guia Gay no Instagram

Bissexual e com 23 anos, Anderson acumula posições de liderança: já foi gerente municipal de juventude, conselheiro municipal de juventude e também de assistência social e de igualdade racial e gerente de compras da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

Recentemente, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e a Ordem dos Capelões do Brasil.

Se eleito, o candidato buscará incentivar a cultura e o turismo LGBT, capacitar a população transexual para o mercado de trabalho e respeitar o diálogo entre quem pensa diferente.

Ao Guia Gay Salvador, Anderson falou mais sobre suas propostas:

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que a Bahia avance nesse campo?
Sabemos que a Bahia é um dos Estados mais perigosos para a população LGBT e precisamos de politicas públicas fortes para combater esse triste indicador.

Em meu mandato quero promover oportunidades para a promoção da empregabilidade, geração de renda e criação de centros de referência de combate a lgbtfobia, além de capacitar todo o funcionalismo público.

Importante também criação de programas de capacitação e formação profissional com foco na população LGBT; políticas públicas de incentivo e difusão à cultura e turismo do segmento; feitura de programas de atendimento psicosocial público para ajudar nossos jovens e suas famílias na descoberta da homossexualidade, transexualidade etc, para promover convivência saudável. 

Fora a questão LGBT, quais seus projetos para a população baiana em geral?
Eu quero ser um soldado na luta pela redução das desigualdades. Um deputado estadual deve estar preparado para se posicionar e dialogar sobre todas as questões.

Além de propor e discutir leis, cobraremos dos governantes investimentos e políticas públicas alinhadas com a vontade das ruas. Educação, inovação, justiça social e mais geração de oportunidades são minhas principais bandeiras.

Em que seu mandato vai se diferenciar ou inovar em relação ao que se tem na política atualmente?
Temos que combater o mau uso da nossa política, a qual deve ser feita com diálogo e respeito aos que pensam diferente. A sociedade quer mais união, mais respeito, quer mais igualdade, mais compaixão e mais produtividade dos políticos para melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Só é possível avançar na promoção da cidadania se a nossa política tiver essas qualidades.
 
Meu mandato vai ser plural, bem posicionado e de muita iniciativa ousada para quebrar barreiras que impedem o nosso desenvolvimento coletivo. Estou indo com muita garra para fazer a diferença no espaço político e levar para o debate as vontades das nossas ruas. É hora de começar a mudar o Brasil e vamos dar partida na Bahia, onde a nossa história começou.
 
Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay Salvador com candidaturas de pessoas LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.