Ativista gay na Guiana fala de ameaça da Venezuela ao seu país

Joel Earl Simpson levanta bandeira arco-íris no único país da América do Sul que criminaliza a homossexualidade

Publicado em 17/12/2023
joel earl simpson
'Devemos ficar atentos [à ameaça da Venezuela], mas não vivermos com medo', acredita o ativista

É um país que não respeita sua existência, mas é seu país! Essa é a conclusão a que se chega ao se conversar com o ativista gay Joel Earl Simpson, presidente da ONG Sasod, defensora da liberdade de orientação sexual na única nação da América do Sul que criminaliza a homo e a bissexualidade masculinas: a Guiana. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O seu país, que lidera o ranking mundial de crescimento econômico, passou nas últimas semanas a estar no noticiário global por a Venezuela ameaçar anexar a região de Esequibo, que corresponte a 70% do território da Guiana.

"É uma ameaça a nossa segurança e a nossa existência. E é uma ameaça também aos defensores dos direitos humanos na Guiana", disse em entrevista ao Guia Gay.

Em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, Joel estava com outros ativistas em frente à embaixada da Venezuela na capital guianense, Georgetown, para protestar. 

"É importante estar vigilante, a tudo! Estamos sob risco! Mas, ao mesmo tempo, não devemos viver com medo, pois o medo paralisa. Temos de estar prontos para ação, para nossa defesa", completou. 

Guiana está juntamente com países tais como Venezuela e Bolívia na parte baixa das listas em direitos humanos para homo e bissexuais na América do Sul. 

A luta de Joel é grande. Mesmo com o Código Penal determinando prisão perpétua para homens que façam sexo com homens, o ativista organiza parada do orgulho na capital, aparece na mídia e fala com o governo para que haja respeito e cidadania no país. 

De forma geral, a lei não é aplicada, mas ela estigmatiza e dá base para ideologias conservadoras. 

O sexo entre mulheres é permitido. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.