Aberto a LGBT refugiados, Brasil faz campanha social em 3 línguas

Foco da ação é informar direitos do segmento em plena pandemia de covid-19

Publicado em 22/05/2020
refugiados lgbt
Brasil tem política e legislação de apoio a LGBT perseguidos por discriminação em seus países

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou campanha de informação voltada à população LGBT refugiada, solicitante de refúgio e apátrida. O Brasil tem leis que determinam acolhimento e proteção a essas pessoas.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A ação integra campanha de sensibilização sobre direitos de imigrantes no Brasil durante a pandemia pela covid-19 e é feita em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), órgão da ONU.

Dentre esses direitos está o de receber atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive tratamento contra HIV.

A situação de refúgio inclui pessoas que precisam sair de seus países por motivos tais como perseguição política, guerra, fome e ameaça baseada em orientação sexual e identidade de gênero. 

Diretora de Promoção de Direitos LGBT do ministério, a transexual Marina Reidel, reforça a importância de mostrar a inclusão do segmento arco-íris na temática.

"O Brasil têm tido olhar em relação ao refugiados LGBT. Neste sentido estamos construindo diversos diálogos para repatriamento e apoio em busca de garantir os mesmo direitos de cidadãos brasileiros", explicou Marina à nossa reportagem.

Mais
>>> Denúncia de violência contra LGBT cai pela metade em 2019 no Disque 100

A assessora para Assuntos sobre Refugiados do ministério, Cláudia Giovannetti, fala da posição brasileira a respeito do assunto.

“O Brasil tem tradição em acolher pessoas LGBT perseguidas em seus países de origem, reconhecendo-as como refugiadas pertencentes a um grupo social em necessidade de proteção internacional".

Nas peças de comunicação, apresentadas em inglês, espanhol e francês, a pasta divulga o Disque 100, canal de denúncias de violações de direitos humanos e que dá orientações para pessoas refugiadas.

O Disque 100 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem atendimento em português, inglês e espanhol.

Disque 100: Ministério dos Direitos Humanos lança campanha com foco em refugiados LGBT

Disque 100: Ministério dos Direitos Humanos lança campanha com foco em refugiados LGBT

Disque 100: Ministério dos Direitos Humanos lança campanha com foco em refugiados LGBT

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.