Criador da bandeira arco-íris, Gilbert Baker morre aos 65 anos

Originalmente, símbolo possuía oito cores, mas duas caíram com o tempo

Publicado em 01/04/2017
Gilbert Baker, criador da bandeira do orgulho gay, morre aos 65 anos
Reconhecido ativista, Gilbert Baker vivia em Nova York desde 1994

Criador da bandeira arco-íris, o maior símbolo de orgulho LGBT do mundo, Gilbert Baker morreu aos 65 anos.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

De acordo com o The Guardian, a causa da morte não foi confirmada. Baker era natural do Estado norte-americano do Kansas e morava em Nova York.

Foi em São Francisco, no entanto, que Baker fez história ao criar a bandeira que desfilou pela primeira vez na parada do orgulho LGBT da cidade em 1978.

Originalmente, a bandeira possuía oito cores, cada uma com um significado: rosa (sexualidade), vermelho (vida), laranja (cura), amarelo (luz do sol), verde (natureza), azul turqueza (magia/arte), azul índigo (serenidade/harmonia) e violeta (espírito).

Logo após a morte do ativista Harvey Milk, em 1978, a procura pela bandeira aumentou e as fábricas estavam com o pigmento rosa em falta. Por causa disso, a flâmula passou a ter sete cores.

No ano seguinte, dependurada na famosa Market Street de São Francisco, uma faixa da bandeira ficou obscurecida pela própria iluminação da rua, o que fez os ativistas excluírem o turquesa da peça, que mantém até hoje as seis cores restantes.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.