Varíola dos macacos: lesões genitais e no ânus surpreendem médicos

Tais tipos de sintomas não estavam catalogados por estudos sobre doença

Publicado em 23/07/2022
monkeypox gay
Sinais da doença são semelhantes às de infecções sexualmente transmissíveis e podem levar a erros de diagnóstico

O mais novo desafio da medicina no mundo, a varíola dos macacos, tem surpreendido pesquisadores. Estudo constata que maior parte dos pacientes apresentam lesões genitais e feridas na boca ou no ânus, sintomas ainda não reconhecidos nas definições científicas da doença. Antes, tinha como sintoma sinais por todo o corpo.

Curta o Guia Gay no Instagram

Neste sábado, a Organização Mundial de Saúde declarou a varíola dos macacos como emergência mundial.

A informação a respeito das lesões foi publicada no New England Journal of Medicine, que também mostra o fato de 98% das contaminações terem acometido homens gays e bissexuais.

Segundo os autores do estudo, as manifestações da doença são semelhantes às de infecções sexualmente transmissíveis e podem facilmente levar a erros de diagnóstico.

O professor da Queen Mary University of London, John Thornhill, fala da importância dos dados.

“O estudo aumenta nossa compreensão das formas de disseminação e dos grupos em que está se espalhando, o que ajudará na identificação rápida de novos casos e nos permitirá oferecer estratégias de prevenção, como vacinas, aos indivíduos de maior risco.”

A varíola dos macacos tem se disseminado no Brasil desde junho, quando houve o primeiro caso registrado no País.

O paciente de 41 anos diagnosticado com a doença viajou à Espanha e Portugal e foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Nesta semana, o comitê de emergência sobre a doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou haver 14,5 mil casos em 72 países e chamou a atenção para a situação do Brasil, que tem um dos maiores números de infectados: 592.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.