SUS distribuirá medicamento que cura 90% de casos de hepatite C

Há 135 mil pessoas diagnosticadas com a doença no País

Publicado em 28/07/2017
SUS distribuirá medicamento que cura em até 90% da hepatite C
Objetivo é que em dois anos nova política atinja a todos os infectados

Uma das doenças sexualmente transmissíveis mais perigosas, a hepatite C terá um importamente tratamento tornado mais acessível aos brasileiros.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira 27, que três medicamentos antes só disponíveis para casos mais graves da doença agora serão receitados a todos os diagnosticados com hepatite C.

Mais
>>> 5 dicas para você que for fazer teste de HIV comprado em farmácia

Sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir - conhecidos como "combinação 3D" - apresentam chances de até 90% de cura da doença. A doença é dividida entre os níveis F0 e F4, mas somente o F3 e o F4 atualmente recebem estes medicamentos até o momento. A expecativa é que em dois anos todos os infectados, em qualquer grau, recebam.

Há no país 135 mil pessoas diagnosticadas com hepatite C, mas o número de infectados é bem maior, já que a doença inicialmente evolui sem sintomas. O objetivo do Ministério da Saúde, além de fornecer estes medicamentos aos já diagnosticados, é realizar 12 milhões de testes da doença até o fim deste ano."

"Vamos procurar identificar mais pessoas que precisam do tratamento. Há muitas pessoas com hepatite que não sabem. A testagem é fundamental", ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A partir de agora, a pasta condicionará os pagamentos para a indústria farmacêutica à comprovação da cura do paciente. Com isso, os custos no tratamento caem de U$ 6,9 mil para U$ 3 mil, o que possibilitará a inclusão de até três vezes mais pessoas do que as atendidas atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.