HIV no Brasil volta a se concentrar em gays, homens bis e trans

Constatação é do Ministério da Saúde, que coloca como necessidade comunicar-se melhor com jovens masculinos

Publicado em 30/11/2016
aids gay brasil ministerio da saúde
Há segmento dentre homens em que o número de infecções mais que dobrou

Parece notícia dos anos 1980 ou 1990, mas é algo atual. De acordo com o Ministério da Saúde, a epidemia de HIV/aids voltou a se concentrar nas populações de homens gays e bissexuais, travestis, transexuais e profissionais do sexo, com destaque maior para os jovens masculinos. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook 

Dentre mulheres, houve queda de infecção pelo vírus da aids em todas as faixas etárias. Em algumas, o índice caiu até pela metade na última década. Por outro lado, dentre homens o cenário é inverso. Dos que possuem entre 20 e 24 anos, por exemplo, a taxa de detecção subiu de 16,2 casos por 100 mil habitantes, em 2005, para 33,1 casos em 2015, ou seja, mais que dobrou.

Os números são tão contundentes que o Ministério da Saúde fala claramente de mudança de perfil da epidemia, com ela atingindo de forma muito preocupante aquelas populações. 

Como tentativa de mudar esse cenário, a diretora do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Adelia Benzaken. “Estamos investindo em novas formas de nos comunicar com o público jovem, por meio das redes sociais e de aplicativos para smartphones, por exemplo.”


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.