Finalmente! PrEP para HIV estará disponível no SUS em seis meses

Trans, gays e homens bissexuais estão dentre os segmentos que poderão aderir ao novo método de prevenção

Publicado em 24/05/2017
PrEP, conhecida como Truvada, será distribuída a gays, bissexuais e trans pelo SUS
Brasil será 1º país da América Latina a adorar a PrEP

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira 24, que adotará a PrEP - profilaxia pré-exposição contra o HIV - no Sistema Único de Saúde (SUS).

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A PrEP nada mais é do que a ingestão diária do Truvada - comprimido que contém combinação dos antirretrovirais tenofovir e emtricitabina por pessoas que não possuem o vírus.

A pasta investiu R$ 1,9 milhão na compra de 2,5 milhões de comprimidos. O alvo são grupos considerados mais expostos ao HIV: profissionais do sexo, transexuais, gays, homens bissexuais e casais sorodiscordantes (quando um tem o vírus e o outro não).

O Brasil será o primeiro país na América Latina a adotar a PrEP, após pesquisas em pequenos grupos que envolveram sobretudo gays em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O número de pessoas atendidas inicialmente, no entanto, será de apenas 7 mil - quantidade muito pequena se pensarmos na população de gays, bissexuais, trans e prostitutas, por exemplo, no País.

O Truvada deve estar disponível no SUS para esses grupos seis meses após a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, que está previsto para ocorrer na segunda-feira 29, segundo o ministério. 

Seguindo a orientação médica de tomá-lo religiosamente todos os dias, o medicamento chega a uma eficácia de mais de 90%. No entanto, é aconselhável que se continue usando preservativo nas relações sexuais e exames periódicos de detecção do HIV.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.