Guia Gay Guia Gay Salvador

Aids aumenta no Brasil, diz ONU. Ministério da Saúde contesta

Em alguns países, há uma preocupante resistência aos principais antirretrovirais

Publicado em 20/07/2017
Aids aumenta no Brasil, diz ONU. Ministério da Saúde contesta
Segundo governo brasileiro, números da doença no país estão estáveis

Entre 2010 e 2016, o número de novos casos de aids no Brasil subiu de 47 mil para 48 mil, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O Ministério da Saúde, entretanto, contesta os dados. De acordo com a pasta, os dados estão estabilizados. Em nota, o governo afirma que o relatório usa números absolutos para comparar a situação da aids nos países, quando o mais adequado seria utilizar taxas de detecção – obtida por meio da divisão do número de casos pelo número da população.

"Em 2013, foram notificados 42.266 casos de aids no país; em 2014, foram registradas 41.007 ocorrências; em 2015, outros 39.113 casos. As taxas de detecção nesses anos foram de 21,0 para cada grupo de 100 mil habitantes (2013), 20,2 (2014) e 19,1 (2015), o que demonstra essa estabilização. O número de morte por aids no Brasil foi de 12.564 óbitos em 2013; 12.575 no ano de 2014, e 12.298 em 2015. As taxas de mortalidade foram 5,7 para cada 100 mil pessoas em 2013 e também em 2014; e de 5,6 em 2015. Dessa forma, o número de mortes também se mantém estável", descreve a nota.

No mundo, a tendência é de queda. As mortes, por exemplo, em decorrência da aids foram de 1,9 milhão em 2005 para 1 milhão em 2016 no planeta.

Resistência aos antirretrovirais
Vale registrar, no entanto, resistência aos medicamentos apresentada em seis de 11 países pesquisados na África, Ásia e América Latina. Na Guatemala, Nicarágua, Namíbia, Uganda, Zimbábue e Argentina um número preocupante de 10% dos novos pacientes de aids mostrou resistência aos antirretrovirais mais utilizados contra o vírus.

Isso explica-se pela falta de adesão ao tratamento de muitos soropositivos. Ao deixar de tomar os medicamentos diariamente, o paciente faz com que o vírus fique mais resistente às drogas e em uma relação sexual desprotegida acaba transmitindo exatamente esse vírus mais difícil de ser controlado aos novos infectados.

Brasil, Colômbia, México, Camarões e Mianmar, no entanto, são as outroas cinco dessas 11 nações que não apresentaram resistência significativa ao vírus. 


Guiya EditoraGuia Gay Guia Gay São PauloGuia Gay Guia Gay BrasiliaGuia Gay Guia Gay BHGuia Gay Guia Gay Floripa
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.