ACM Neto é 1º prefeito de Salvador a ir a evento da parada gay

Chefe do Pode Executivo recebeu pessoalmente prêmio pelo apoio à criação de Centro de Referência LGBT

Publicado em 21/09/2014
acm neto luiz mott salvador gay lgbt parada
O decano do movimento LGBT do Brasi, Luiz Mott, entrega prêmio ao prefeito de Salvador 

O maior evento de direitos humanos de Salvador, a parada gay, esperou 12 anos para receber o prefeito. Foi ACM Neto (DEM) que mudou a história ao trocar a ausência por palavras de apoio à cidadania LGBT. O chefe do Poder Executivo soteropolitano foi receber pessoalmente o prêmio Honra ao Mérito LGBT, horas antes de a parada caminhar, e ao lado da concentração, no Campo Grande. A cerimônia de entrega foi realizada no foyer do Teatro Castro Alves por volta de 12h30. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

No breve discurso, ACM Neto falou da importância da parada. "É com muita alegria que Salvador realiza a parada gay. Ela é expressão de vida e está na lista dos grandes eventos da nossa cidade." O decano do movimento LGBT brasileiro, Luiz Mott, foi quem entregou a honraria. 

O prêmio foi concedido pelo Guia Gay da Bahia (GGB) por o prefeito ter se comprometido a criar o Centro de Referência LGBT, projeto da vereadora Fabíola Mansur (PSB). Apesar do cronograma inicial não ter sido cumprido - o centro era esperado para ter inauguração em 19 de setembro - o prefeito reforçou o compromisso de abri-lo ainda em 2014. "Eu tenho cobrado da secretária da Reparação, Ivete Sacramento, celeridade para o centro. E a conversa que tivemos há uns meses foi: "Ivete, a prefeitura vai investir o dinheiro que for necessário para que o centro LGBT seja criado. É compromisso nosso."

Para o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, uma nova era começou na cidade com a presença do prefeito em um evento da parada. "Começa uma nova história em Salvador, mais inclusiva, mais plural e com respeito a LGBT pelo poder municipal. Agradeço à Vossa Excelência em nome de todos e todas LGBT daqui." 

Outras personalidades foram premiadas. Dentre elas, a própria vereadora Fabíola Mansur,  a ministra Marta Suplicy, a defensora pública Bethânia Ferreira, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e o Conselho de Educação do Estado da Bahia. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.