'Nos anos 60, feministas odiavam lésbicas', diz diretora iraniana

Marjane Satrapi criticou movimento de mulheres que não apoiam transexuais

Publicado em 12/12/2020
Marjane Satrapi critica feministas que não apoiam transexuais
'As pessoas podem ter o gênero que quiserem', diz Sartrapi

A diretora iraniana Marjane Satrapi criticou feministas que não aceitam as mulheres transexuais e afirmou que já houve embate com outras minorias antes.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

"Nos anos 60, as feministas odiavam as lésbicas. Como se pode odiar as lésbicas e ser feminista?", questionou a cineasta ao Europa Press.

A questão foi motivada pelas críticas recebidas das feministas à chamada "Lei Trans" que está em discussão na Espanha.

Desenvolvida pela ministra de Igualdade do país, Irene Montero, a legislação prevê que pessoas trans não necessitem de dois anos de hormonização para poder efetuar alterações de sexo e nome em seus documentos, que não haja idade mínima de 18 anos para efetuar as mudanças e que transexuais tenham acesso às mesmas proteções que mulheres cisgênero, dentre outros pontos.

Para Satrapi, em uma sociedade civilizada, "as pessoas podem ter o gênero que quiserem" e "todos podem ter seus direitos". Ela questiona: "Por que ser transexual é um problema?"

"A sociedade está composta por cidadãos e o gênero é uma pergunta pessoal, não é pertinente".

A diretora, conhecida pela animação Persépolis (2007) e pela comédia As Vozes (2014), lançou este ano Radioactive, longa sobre Marie Curie, primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e um dos nomes mais importantes da Física até hoje.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.