Morre Nelson Freire, gay e um dos maiores pianistas do mundo

Músico, que sofreu acidente fatal em casa, deixa o marido, o médico Miguel Rosário

Publicado em 01/11/2021
nelson freire gay pianista
Pianista se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou referência na interpretação de Beethoven

Atualizado às 13h20 de 02/11/21

Morreu, na madrugada desta segunda-feira 1º, em sua casa no Rio de Janeiro, o pianista Nelson Freire.

Curta o Guia Gay no Instagram

Ele estava com 77 anos. Nelson deixa marido, o médico Miguel Rosário.

Ao G1, a assessora do pianista, Glória Guerra, informou que ele faleceu após uma queda dentro de casa. O artista teve uma concussão cerebral e morreu na hora.

Nascido em Boa Esperança (MG), Nelson começou a tocar aos três anos e fez seu primeiro recital dois anos depois, em São João Del Rei (MG).

Aos 12, Nelson já estava na Europa estudando com os melhores professores. Os primeiros concertos foram realizados três anos após.

O pianista se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou referência na interpretação de Beethoven. Também ficou famoso por sua habilidade de tocar Chopin.

A partir de 2001, passou a lançar discos - algo que ele se recusava até então, já que defendia que a música verdadeira só acontece ao vivo.

Em 2003, foi tema de documentário homônimo dirigido por João Moreira Salles.

Nelson não era considerado por especialista "apenas" como o maior pianista do Brasil, mas, também, como um dos melhores do mundo.

Seu corpo foi sepultado no fim desta tarde no Cemitério do Caju, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.