Morre Andre Leon Talley, ícone do jornalismo de moda

Ex-editor da Vogue, ele se definia como bissexual e disse nunca ter tido amor gay

Publicado em 19/01/2022
Morre jornalista de moda bissexual Andre Leon Talley
Jornalista foi figura importante pela inclusão de modelos negras e querido por inúmeros estilistas

Morreu na terça-feira 18, aos 73 anos, o jornalista Andre Leon Talley.

Curta o Guia Gay no Instagram

Ele vivia na cidade de White Plans, no Estado de Nova York, e sofreu um ataque cardíaco por complicações da covid-19.

Muito querido no meio da moda, Talley foi editor-chefe da prestigiada revista Vogue dentre seus 50 anos de carreira dedicada ao assunto.

Na vida pessoal, apesar de ser constantemente denominado como gay, o jornalista rejeitava essa classificação e chegou a se definir como "fluido", sinônimo para bissexual.

Em entrevista à Vanity Fair, em 2013, Talley afirmou que não gostava do "rótulo" de gay e que embora tenha tido "muitas experiências gays", nunca havia ido para a cama com nenhum estilista.

Ele afirmou nunca ter se apaixonado por um homem e que só teve relacionamento com duas mulheres.

Uma foi uma colega na universidade e outra uma mulher da sociedade por quem se envolveu após dançarem juntos em um clube de Manhattan, em Nova York.

Em 2018, ao Wendy Williams Show, Talley foi questionado sobre o assunto. "Não, não sou heterossexual. Estou dizendo que sou fluido em minha sexualidade, querida", disse.

Nascido na capital norte-americana, Washington D.C., Talley foi criado pela avó no Estado da Carolina do Norte, estudou literatura francesa e trabalhou no Museu Metropolitano de Arte de Nova York, em 1974.

Além da Vogue, onde fez amizade com a poderosa Anna Wintour, ele trabalhou em publicações como Women's Wear Daily, Vanity Fair e Interview.

Talley foi um dos nomes que ajudou a colocar mais modelos negras nas passarelas e se tornou próximo de grandes estilistas, tais como Karl Lagerfeld, Yves Saint Laurent e Paloma Picasso.

"Você me defendeu e você tem sido meu amigo desde o meu começo. Você e suas paixões eram maiores que a vida", homenageou o estilista Marc Jacobs.

Para a também estilista Diane von Furstenberg, ninguém "era mais grandioso e com mais alma" do que Talley. "O mundo será menos alegre."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.