Ícone gay, Olivia Newton-John morre aos 73 anos

Lenda da música e do cinema, cantora fez um dos primeiros clipes com referência à homossexualidade

Publicado em 08/08/2022
Olivia Newton-John: morre ícone gay de câncer
Artista deu voz à luta contra o câncer e ficou famosa como Sandy

Um dos maiores ícones gays dos anos 1970 e 1980, Olivia Newton-John morreu, nesta segunda-feira 8, aos 73 anos.

Curta o Guia Gay no Instagram

A cantora e atriz lutava contra um câncer de mama há três décadas, que desenvolveu metástase (tumores secundários pelo organismo).

Segundo uma fonte contou ao site TMZ, Olivia morreu rodeada por familiares e amigos em sua quinta em Santa Barbara, no sul da Califórnia, Estados Unidos.

Durante anos, a cantora usou sua fama para alertar contra o câncer de mama, incluindo um livro e uma unidade hospitalar dedicada a tratamento da doença chamada Olivia Newton-John Cancer and Wellness Centre em Melbourne, na Austrália.

Olivia nasceu em Cambridge, na Inglaterra, e aos seis anos, se mudou com a família para a Austrália, país onde cresceu.

Aos 23 anos, ela emplacou seu primeiro sucesso, If Not for You - top 10 na Austrália e Inglaterra e número 25 nos Estados Unidos.

Ao final da década de 1970, a artista já colecionava sete singles no top 10 inglês e nove dentre as dez mais da Austrália e Estados Unidos.

Em 1978, estrelou o maior sucesso de sua carreira no cinema, Grease - Nos Tempos da Brilhantina, ao lado de John Travolta. Sua personagem, Sandy, serviu de inspiração como nome da cantora brasileira, que surgiu em dupla com o irmão Junior.

Na música, viriam outros sucessos, tais como Magic (1980), Xanadu (1980, tema de filme de mesmo nome) e Physical, que liderou o Top 100 da Billboard por 10 semanas e foi o single mais vendido nos Estados Unidos em 1982.

O videoclipe de Physical, que simulava uma academia, é tido como umas das primeiras referências gays nesta seara.

Olivia já era uma influência para gays e drag queens na época, mas depois de Physical ela se tornou um dos maiores ícones da comunidade ao tocar explicitamente no tema.

Em 2015, a artista foi jurada convidada do Rupaul's Drag Race. Em 2018, Olivia cantou no famoso cruzeiro gay da Atlantis, nos Estados Unidos, e escreveu: "Foi uma das noites mais memoráveis de toda a minha carreira. Pessoas divertidas, calorosas e amorosas que compartilharam esses sentimentos comigo!"

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.