Papel trans e atriz trans vencem Festival de Berlim 2023

Sofía Otero venceu como protagonista ao interpretar criança trans e Thea Ehre, como coadjuvante

Publicado em 26/02/2023
Sofía Otero e Thea Ehre ganharam os dois prêmios de interpretação do festival

Os dois prêmios de interpretação do Festival de Berlim 2023 foram para o universo transexual.

Curta o Guia Gay no Instagram

A atriz trans Thea Ehre recebeu o Urso de Prata de melhor performance coadjuvante por Till the End of the Night (Até o final da noite, em tradução livre).

Mais
>>> Filme gay nigeriano vence prêmio LGBT no Festival de Berlim

No thriller alemão de Christoph Hochhäusler, um policial se passa como namorado de uma mulher trans para prender um traficante. O sucesso da missão determinará se Leni (Ehre) volta ou não para a prisão.

A atriz é a primeira pessoa trans a receber um prêmio de atuação no festival.

Já o Urso de Prata de melhor performance protagonista foi para Sofía Otero por 20.000 Species of Bees (20 mil espécides de abelhas, em tradução livre).

A artista de apenas nove anos interpreta uma garota se descobrindo transexual no filme espanhol assinado por Estibaliz Urresola Solaguren. Ela é a mais jovem a receber um troféu no festival.

Os prêmios foram questionados por parte da crítica especializada. O site Awards Daily apontou que Thea Ehre é uma das protagonistas do filme alemão e não coadjuvante, por isso, não deveria ter sido considerada nesta categoria.

A publicação também afirmou que havia muitas outras escolhas melhores em relação ao troféu de protagonista dado à atriz mirim.

O júri desta edição do festival foi comandado pela atriz Kristen Stewart, abertamente bissexual. É comum neste tipo de festival que quem esteja na presidência do júri influencie nas escolhas do ano.

Em 2021, o Festival de Berlim unificou os prêmios de melhor ator e melhor atriz em melhor protagonista. Foi o primeiro grande prêmio de cinema a optar pelo gênero neutro.

Para que não houvesse apenas um artista premiado por ano, o evento criou a categoria de melhor interpretação coadjuvante - também neutra.

Nas três edições com este formato, nenhum ator venceu quaisquer dos seis troféus entregues - foram seis atrizes premiadas (duas em cada ano).

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.