México ganha seu primeiro museu LGBT, em Guadalajara

Instituição tem 37 mil itens e foi empreendida com dinheiro dos idealizadores

Publicado em 29/10/2022
museo memoria lgbtttiq guadalajara mexico
Primeira exposição temporária foca em como a imprensa mexicana tratava a homossexualidade

Foi inaugurado, em Guadalajara, na sexta 28 de outubro, o Museo Memoria LGBTTTIQ+ México. Trata-se do primeiro do gênero no país. A reportagem do Guia Gay visitou o local a poucos dias da abertura. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Curador de arte, Jaime Aurelio Casillas Franco.é um dos idealizadores da iniciativa. Boa parte do acervo, de 37 mil itens, vem de seu sócio,.Jaime Cobian Zamora

A determinação em dar o espaço a LGBT do país é gigantesca. Juntos eles desembolsaram mais de R$ 420 mil de suas próprias economias para abrir o local.

Jaime Aurelio Casillas Franco: diretor do museu LGBT de Guadalajara, no México
Jaime Aurelio Casillas Franco recebeu a reportagem do Guia Gay no espaço.

A sede fica em travessa da movimentada Avenida Juárez, uma das principais da cidade, e próxima à área com maior concentração de endereços arco-íris de Guadalajara.

O pequeno espaço, que não cabe nem 1% do acervo, foi aberto com exposição temporária sobre como a imprensa marrom e as publicações de humor trataram a comunidade LGBT.

museo memoria lgbtttiq guadalajara mexico  j

Aí há muita ligação da aids como algo específico de homossexuais e reforços de estereótipos. Fala-se também das primeiras revistas gays e lésbicas do país.

Ícones da comunidade LGBT são reverenciados no museu, tais como o escritor Luis González de Alba, a poeta Rebeca Uribe e o ator José Mojica.

 

Outro destaque são materiais de conscientização e prevenção ao HIV que vieram de países a exemplo de França, Estados Unidos e Alemanha. 

Enquanto a epidemia de aids se alastrava em meados dos anos 1980, o governo mexicano, aponta Franco, não disponibilizava nenhum material dirigido ao público gay e bissexual, maiores vítimas da doença. Folders e cartazes estrangeiros faziam o papel de alerta para o segmento. 

Como exposição fixa, uma das duas salas é dedicada à trajetória arco-íris de Guadalajara -  que compõe a terceira maior região metropolitana do país.

Pode-se acompanhar o Museo Memoria LGBTTTIQ+ México pelo Facebook. 

museo memoria lgbtttiq guadalajara mexico  i

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.