'Luana Muniz': filme sobre a 'Rainha da Lapa' estreia nos cinemas

Documentário fala de seu histórico de luta por acolher soropositivos e prostitutas, carreira nos palcos e discriminação

Publicado em 12/08/2021
Luana Muniz: documentário sobre travesti da Lapa entra nos cinemas
Cativante, Luana diverte e emociona ao falar sobre sua vida

Por Marcio Claesen

A "Rainha da Lapa" Luana Muniz é tema de documentário que chega aos cinemas nesta quinta-feira 12.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em Luana Muniz - Filha da Lua, Rian Córdova e Leonardo Menezes se imiscuem na vida e obra de uma das personagens cariocas mais significativas deste milênio.

De infância feliz em família de classe média alta do Rio de Janeiro, na década de 1960, Luana se viu jogada na prostiuição ainda no começo da adolescência enquanto se descobria transexual.

Depois viriam os shows em cabarés, como o de Brigitte Blair, levada pelo amigo e ator transformista Claudette Colbert, e a ida para dezenas de países.

Em uma de muitas reviravoltas de sua vida, Luana retornou da Itália falida e viciada em drogas. Morou na rua - abaixo dos Arcos da Lapa - e renasceu.

Em um casarão no mesmo bairro, passou a acolher travestis, prostitutas e pessoas soropositivas, fez curso de agente de saúde e se tornou referência no atendimento de necessitados no centro do Rio.

No filme, nomes tais como a cantora Alcione, a transformista Lorna Washington e o ativista Almir França, do Grupo Arco-Íris, lembram seu legado.

O padre Fábio de Melo recorda quando conheceu Luana e de episódio que começou com medo e julgamento e terminou em amizade e admiração por ela.

Poucos anos antes de sua morte, aos 59 anos, por pneumonia, em 2017, Luana ganhou a internet. Destaque no programa Profissão: Repórter, da TV Globo, que abordava prostituição, Luana popularizou o bordão "Tá pensando que travesti é bagunça?", ouvido da amiga Lorna, ao bater em bêbado que lhe atrapalhava.

Luana Muniz - Filha da Lua só tem um grande defeito: por ser personagem tão cativante e com história de vida tão rica, seus 78 minutos parecem pouco perto do que ainda gostaríamos de saber, ouvir, rir e se emocionar com ela.

 

Veja em nossa Agenda onde assistir ao filme.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.