Time gay indígena faz vaquinha para jogar torneio de futebol

Atletas do povo boe, de Mato Grosso, querem participar de competição em 18 de setembro

Publicado em 07/09/2021
Indígenas gays e trans em time de futebol da aldeia boe no Mato Grosso
Time inclui homossexuais, trans e travestis e preferiu se autodenominar 'gay'

O intitulado "primeiro time de futebol indígena gay" quer participar de torneio e pede ajuda do público para isso.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em suas redes sociais, a representante da equipe, Neimar Kiga, que é travesti, explicou que os atletas foram convidados para a disputa esportiva do seu próprio povo, o boe (bororo), mas em uma aldeia distante.

Então, eles tiveram a ideia de fazer uma vaquinha virtual para que seis competidores possam ir até lá, na aldeia Piebaga, próximo a Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso.

Neimar e os amigos vivem em General Carneiro, no mesmo estado.

A meta é arrecadar R$ 1.200, o suficiente para os seis se deslocarem. Outros três integrantes do time já estão na aldeia que sediará o torneio.

Segundo Neimar, em sua aldeia há menos homofobia do que em outras comunidades e o futebol faz parte do cotidiano do seu povo, ajudando os jovens a ficarem longe do álcool, por exemplo.

"Ser 'indígena LGBT', jogar futebol nessa sociedade machista e homofóbica em que vivemos é um ato de resistência e nós queremos cada vez mais ocupar os diversos espaços dessa sociedade", diz Neimar.

Sobre chamar o time de "gay", a atleta explica que foi uma decisão midiática. 

"Tem pessoas trans, gays, que não se limitam a uma identidade de gênero", disse ao jornal O Povo. 

"A gente sabe que dentro do movimento LGBT não indígena tem essa categorização, mas a gente não se preocupa tanto com essa definição."

"A gente colocou gays como uma forma de ter mais visibilidade, para ajudar na arrecadação."

 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.