Sexo entre homens vai deixar de ser crime em Singapura

Grupo de igrejas criticou mudança. Casamento homossexual continuará a ser proibido

Publicado em 23/08/2022
Cingapura gay
Lei estipula pena de até 2 anos de reclusão por sexo consentido entre homens. Não há penalidade para mulheres

O primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, anunciou neste domingo 21 que o país vai descriminalizar o sexo entre homens. Proibição vem da época colonial.

Curta o Guia Gay no Instagram

Foi longa a luta das entidades homo e bissexuais do país para revogar a Seção 377A, parte da lei que veda aquele direito. 

Segundo o mandatário, a população pode aceitar bem a decisão, já que parcela da sociedade, principalmente os jovens, estão mais receptivos à comunidade LGBT.

"Acredito que esta é a coisa certa a fazer. É algo que a maioria dos singapuranos agora aceitará", disse o premiê.

A lei estipula pena de até dois anos de reclusão por sexo consentido entre homens. Não há penalidade similar para mulheres. 

Com o anúncio da derrubada da lei, aliança de mais de 80 igrejas expressou decepção.

“A revogação é uma decisão extremamente lamentável e que terá impacto profundo na cultura em que nossos filhos e as futuras gerações viverão”, diz o texto.

Mesmo com o avanço, o país de têm 5,6 milhões de habitantes ainda manterá o casamento entre pessoas do mesmo gênero proibido. 

"Mesmo que revoguemos a Seção 377A, vamos defender e salvaguardar a instituição do casamento. De acordo com a lei, apenas os casamentos entre um homem e uma mulher são reconhecidos em Singapura", acrescentou Lee.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.