Progressista, novo presidente da Guatemala não legalizará união gay

Bernardo Arévalo, de esquerda, foi criticado por evangélicos por querer defender LGBT da discriminação

Publicado em 21/08/2023
Guatemala: Bernardo Arévalo não legalizará casamento gay
Sociológo governará país com forte rejeição às uniões gays

Mesmo tido como progressista, o sociólogo Bernardo Arévalo, novo presidente da Guatemala, não aceitará a legalização do casamento homossexual.

Curta o Guia Gay no Instagram

O esquerdista do partido Movimiento Semilla (Movimento Semente em português) venceu o segundo turno das eleições neste domingo 20. Ele recebeu 58% dos votos frente à ex-primeira-dama Sandra Torres, que obteve 31% dos votos.

Segundo a Agência France-Presse, o político se comprometeu a defender LGBT da discriminação. Essa postura gerou críticas de evangélicos, que o acusaram de, uma vez no poder, atuar para que uniões gays sejam reconhecidas legalmente. Ele negou. 

Com 64 anos, Arévalo é filho do primeiro presidente eleito democraticamente no país, Juan José Arévalo, que governo a Guatemala entre 1945 e 1951.

Sua concorrente, Sandra Torres, possuía o apoio implícito do atual presidente, o direitista Alejandro Giammattei e da elite empresarial aliada ao governo. Ela fez campanha direta contra a união gay.

A Guatemala possui leis contra discriminação a LGBT somente no âmbito escolar. Pessoas trans podem mudar seu nome em documentos desde 2016, mas não o gênero.

Pesquisa realizada no país há seis anos mostrou que apenas 16% da população era favorável ao casamento homossexual.

Na América Central, apenas Costa Rica, em 2020, e Cuba, em 2022, legalizaram a união entre pessoas do mesmo sexo.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.