Professora processará aluna que a acusou de transfobia e racismo

Confusão começou quando docente errou gênero da aluna

Publicado em 15/09/2023
UFBA: professora processará aluna trans
Universidade afirmou que apurará os fatos ocorridos na terça-feira

Uma professora que errou o gênero de uma aluna trans durante aula na Universidade Federal da Bahia (UFBA) prestará queixa na polícia contra a jovem.

Curta o Guia Gay no Instagram

O caso ocorreu na última terça-feira 12. A aluna, Liz Reis, estava na aula pela primeira vez apesar do semestre ter se iniciado em 14 de agosto. Ela assistia à aula de Produção e Circulação de Conteúdos e Mídias Digitais.

O G1 teve acesso aos aúdios completos da aula com 1 hora e 10 minutos de duração.

A professora Jan Alyne Prado usa a palavra "chateado" para se referir a Liz, que imediatamente a corrige.

A aluna se exalta e passa a tratar a professora com ironia e deboche.

"A sua curadoria está tão distinta que você não consegue nem me enxergar como uma mulher, mas desculpa se o meu discurso acadêmico não é compatível com o seu, mesmo estando no mesmo parâmetro", diz Liz.

"Ela começou a se exaltar muito, ficava falando coisas ali que não tinham conexão com a condução da aula, com o programa da disciplina", explicou Jan ao G1.

"Eu não a conhecia, nunca a tinha visto e não fiz a chamada no início da aula. Ela não foi identificada como mulher trans para mim. Eu confundi a minha interpretação, de fato. Eu poderia ter identificado ela tanto como um homem gay, tanto como uma mulher trans. Eu errei."

A aula seguiu até 20 minutos depois Liz interromper a docente e repete a atitude até Jan se impor e dizer que ela é a professora.

A aluna sobe o tom e passa a dizer que vai processar Jan. Ao se se sentir intimidada, a professora sai da sala em busca de um funcionário para que retire Liz da aula.

Enquanto Jan está fora da sala, alguém a chama de "vagabunda". Uma perícia determinará se a voz era de Liz ou de outra aluna.

A professora retorna e Liz segue fazendo analogias escatológicas. "Se eu estivesse comendo cocô, pela pedagogia, a senhora deveria acolher o meu cocô", diz a estudante.

Há uma confusão de vozes na sala, com alunos pedindo que a aula seja encerrada. A professora pede que Liz abaixe o tom de voz e ela não obedece. Jan, então, encerra a aula e Liz sai gritando pelos corredores chamando a docente de "racista" e "transfóbica".

Em nota, a universidade afirmou que professora e aluna serão ouvidas e o caso será apurado.

Um grupo de estudantes realizou manifestação em prol da aluna.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.