Personalidades LGBT criticam Folha de S. Paulo por capa homofóbica

Publicação lembrou foto sensual de Mário Frias, novo secretário de Cultura de Bolsonaro

Publicado em 20/06/2020
mario frias folha de sao paulo jornal
Críticos acharam que título e pose dão a entender que homossexualidade seja algo que desqualifica uma pessoa

A capa do caderno de cultura da Folha de S.Paulo, neste sábado 20, não foi bem aceita por personalidades LGBT.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em foto grande, está o ator Mário Frias, novo secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). 

O título "O novo homem do presidente" acompanha a imagem de Mario, mais jovem, em pose sensual com as nádegas parcialmente expostas. A conotação gay que se faz da foto com a frase, obviamente, não foi por acaso.

Professor de Direito e militante pela causa LGBT, Renan Quinalha lamentou a "piadinha homofóbica" realizada pelo jornal.

"Homofóbicas foto e legenda da Ilustrada. Tantas críticas necessárias e urgentes a serem feitas: troca constante no comando da pasta, censura moral em editais, subfinanciamento da cuttura, falta de experiência do nomeado. Mas a Folha achou legal fazer piadinha homofóbica", escreveu.

 

A opinião é semelhante a do consultor empresarial de Diversidade Ricardo Sales. 

"Existem motivos de sobra para criticar este desgoverno autoritário e incompetente. Mas a Folha optou por recorrer a piadinha de cunho moralista e homofóbico. A semiótica escancara a intenção", afirmou.

"Mário Frias é patético, e talvez perigoso até, pelo que representa. E isso não tem nada a ver com ter feito foto sensual no passado. Que a gente não perca a habilidade de recorrer a argumentos, sobretudo quando eles são fartos, sem precisar ceder à tentação de usar o mesmo tom dos adversários. Deixe a baixaria com os asseclas de Bolsonaro, Folha. Eles não têm nome e história a zelar, ao contrário de você."

 

Deputada estadual pelo Psol de São Paulo, Erika Malunguinho, que é transexual, criticou o viés moralista da abordagem.

"Triste de um povo seletivamente moralista que tenta desqualificar uma pessoa por ter saído pelado numa revista. Não regridam! Não é por isso que o tal do Frias não serve pra secretaria de cultura. Melhorem progressistas!"

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.