No dia que Ciro Gomes filia trans ao PDT, Jean Wyllys o critica

Ex-deputado chamou presidenciável de machista e contrário a LGBT, mas nova filiada acusa Psol de transfobia

Publicado em 18/09/2019
ciro gomes jean wyllys
Wyllys fez diversas acusações contra Ciro em questões morais por pedetista criticar adversária do PT

Às 10h10 da segunda 16, Jean Wyllys publicou em seu blog no portal Uol texto no qual acusa o presidenciável Ciro Gomes (PDT) de ser machista e contrário a LGBT.

Às 19h, o pedetista estava em evento em Belo Horizonte para filiar a travesti e professora Duda Salabert ao seu partido para, possivelmente, ela concorrer à prefeitura da capital mineira. 

As horas entre os dois fatos foram poucas, mas em termos de conteúdo a diferença é gigantesca. 

No seu texto, Wyllys, que não vive mais no Brasil, afirmou que Ciro é "um machista inseguro diante do brilhantismo intelectual de uma mulher. Trata-se de um sintoma: os machos-adultos-brancos-sempre-no-comando estão neuróticos (no caso de alguns, psicóticos) com as conquistas de espaços de poder por parte das mulheres em geral, de LGBTs e de negros".

O psolista tratou especificamente de críticas de Ciro à ex-candidata do PT à governadoria do Rio, Márcia Tiburi, opositora potencial do nome do PDT à prefeitura da capital fluminense ano que vem, Martha Rocha. 

E ainda incluiu Ciro no tipo do "macho-branco" que "fala por nós sem nós". 

Entretanto, Duda, há meses, fala que saiu do Psol de Wyllys por haver transfobia estrutural no partido. Mais recentemente, ela afirmou que a desfiliação deveria servir de aprendizado para a agremiação esquerdista. 

Duda foi candidata pelo Psol ao Senado por Minas Gerais em 2018. 

No evento, Ciro repetiu elogios que tem feito nos últimos tempos a Duda e destacou a força e história de vida da prefeiturável. Os dois discursaram e tiraram várias fotos juntos. 

Wyllys não tratou no texto sobre a acusação feita por Duda contra o Psol de não valorizar pessoas transgêneros. 

duda salabert ciro gomes
Acusado por Wyllys de falar de LGBT sem LGBT, Ciro posa ao lado de Duda Salabert, travesti

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.