Mulher pode ser condenada por post contra gays no Twitter

Ministério Público pede indenização de R$ 50 mil da homofóbica

Publicado em 12/09/2020
BH: mulher homofóbica pode ser condenada por post no Twitter
Se condenada, mulher também precisará publicar retratação na rede social

Uma moradora da região Centro-Sul de BH pode ter de pagar R$ 50 mil por ter incitado a morte de homossexuais.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Esta é a quantia pedida pelo Ministério Público Federal que entrou com ação civil pública contra a mulher.

As publicações da mulher foram realizadas no Twitter em dezembro de 2018.

De acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), a mulher perguntou a uma outra usuária da rede se a "escopeta" dela já estava preparada, quando falou da morte de homossexuais. O post é acompanhado por emojis de risada e deboche.

Segundo a ação, "a conduta da demandada não se restringiu ao mero desferimento de ofensas à honra de um grupo social, tendo incorrido em verdadeira incitação à violência".

Ao propagar o ódio e a violência contra determinado grupo de pessoas que já se encontram em posição de vulnerabilidade social, a mulher extrapolou os limites da liberdade de expressão e de manifestação do pensamento, praticando ato que tanto pode ser considerado crime [artigo 286 do Código Penal: "Incitar, publicamente, a prática de crime"] quanto violação a dispositivos legais e constitucionais.

Se condenada, além de ter de pagar o valor da indenização, a mulher deverá publicar retratação pública na mesma rede social.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.