Luiz Mott critica missa para trans que não incluía LGB cis mortos

Evento religioso vai ser celebrado pelo cardeal Dom Sergio da Rocha. Após desaprovação, todas siglas serão citadas

Publicado em 20/05/2021
luiz mott cardeal dom sergio da rocha
"Celebrar missa em memória apenas de um segmento é discriminatório", disse Mott (esq.) sobre decisão de religioso

Decano do movimento LGBT brasileiro, o antropólogo e ativista Luiz Mott criticou o cardeal de Salvador por celebrar missa somente em homenagem às vítimas de transfobia, excluindo gays, lésbicas e bissexuais cis gêneros.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A celebração será realizada na sexta 21, às 17h, na Capela Sagrada Família, no bairro do Garcia, na capital baiana, tendo à frente o Dom Sergio da Rocha. O evento será transmitido pela internet e foi divulgado como lembrança exclusivamente de pessoas trans. 

"Há anos passados, o Grupo Gay da Bahia [GGB] celebrou missa na Igreja da Piedade pelas vítimas da aids e pelos LGBT assassinados", lembrou Mott, ao Guia Gay Salvador

"Embora a Igreja Católica tenha as mãos sujas de sangue por séculos de pregação anti-LGBT, tendo queimado muitos sodomitas nas fogueiras da Inquisição, qualquer instituição que nos apoie deve merecer a nossa aprovação", continuou.

"Porém, no relatório que o GGB divulgou em 17 de maio, Dia Nacional contra a Homofobia, constam 237 LGBTs mortos, incluindo gays, lésbicas e até heterossexual confundido com gay, além de travestis e transexuais."

"Portanto, celebrar missa em memória apenas de um segmento é discriminatório. Onde ficam as demais vitimas que não foram citadas? Nós consideramos que foi uma injustiça contra as demais vítimas não travestis, sobretudo partindo de uma entidade governamental cujo objetivo é defender a cidadania de todas essas categorias", finalizou.

A iniciativa da celebração religiosa partiu do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), ligado ao Governo da Bahia. 

Em sua página no Facebook, o serviço falou do evento. 

"Diante dos inúmeros casos de assassinatos de pessoas transexuais, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, acolheu o pedido do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT) e irá celebrar uma missa em memória a população LGBTQIA+ vítima da LGBTfobia."

Ao Guia Gay Salvador, a assessoria de imprensa da arquidiocese confirmou que foi divulgado inicialmente, com anuência do CPDD, que a missa teria apenas transfobia no nome, mas que agora haverá destaque para toda população LGBT.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.