ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

LGBT deve votar em LGBT? Programa no YouTube debate questão

Tema faz parte da primeira edição do 'LGBT Confirma', produzido pela Rede Guiya

Publicado em 21/08/2022

Um dos temas mais caros aos grupos identitários é a representatividade, ou seja, ter seus integrantes nos espaços públicos, tais como a política. Mas qual é a real importância dessa ocupação? Quais os limites do votar por quem a pessoa é e não por o que ela faz? 

Curta o Guia Gay no Instagram

As respostas foram dadas na edição de estreia do programa de YouTube LGBT Confirma, produzido pela Rede Guiya, que edita esse e mais quatro sites. 

Os debatedores Eliseu Neto, da executiva nacional do partido Cidadania; Onã Rudá, filiado ao PSB, e Jobson Camargo, do Diversidade Tucana, do PSDB, fizeram análise do tema com base em suas trajetórias na política e no ativismo arco-íris. 

Onã, por exemplo, falou que é fundamental votar em LGBT, mas que a luta deve ser feita também dentro dos partidos já que haveria falta de dinheiro para candidaturas do segmento. 

Eliseu lembrou o quanto políticos simpatizantes à causa foram e ainda são importantes para o avanço da cidadania LGBT, mas que é hora de ter mais arco-íris no Poder Público. 

Ocupar espaços não basta, apontou Jobson, que deu exemplo do ex-deputado Jean Wyllys. "Ele não conseguiu aprovar nenhum projeto a nosso favor", justificou. 

O LGBT Confirma é apresentado pelo jornalista Welton Trindade. A iniciativa é inédita. Trata-se do primeiro programa semanal focado em analisar o mundo político do ponto de vista da cidadania arco-íris.

Veja como foi o debate:


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.