Será lançado nesta quarta-feira 29 Chegay, Sou LGBTricolor, obra do jornalista Onã Rudá, 35 anos, sobre a torcida arco-íris do Esporte Clube Bahia, a qual fundou.
O livro é registro da trajetória de seis anos da LGBTricolor, que luta contra a discriminação, atua pelo direito de LGBT se sentirem acolhidos em estádios e desenvolve atividades de integração dos participantes.
O livro fala da relação histórica do futebol com pessoas LGBT, resgata importante marco nos anos 1970 que iniciou abertura do esporte a gays, registra como a diversidade de orientação sexual e identidade de gênero estiveram presentes no caminho do clube e da sua torcida, e relata diversas iniciativas do grupo arco-íris.
O Bahia tem como presidente atualmente Emerson Ferretti, ex-goleiro e homossexual assumido. Onã é a principal voz no Brasil pela superação da homofobia no futebol.
O evento de lançamento da obra, que será distribuída ao público sem custo, terá música e performances artísticas. A tiragem foi paga pelo Instituto Pedro Calmon, do Governo da Bahia.
A entrada é gratuita com opção de doar alimentos que serão destinados ao Programa Bahia Sem Fome, política pública de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional no Estado.
O evento será realizado no Resenhas Beach, à Rua Conselheiro Pedro Luiz, 492, Rio Vermelho, de 18h às 22h.