Lésbica, Navratilova assina carta contra trans no esporte feminino

Afirmação é de do site Outsports, que defende inclusão de acordo com gênero

Publicado em 07/08/2020
Martina Navratilova: tenista lésbica apoia exclusão de mulheres trans em categorias femininas do esporte
Anos atrás, a tenista chamou transexuas de 'homens que queriam ser mulheres', mas se desculpou.

A ex-tenista e lésbica Martina Navratilova é uma das mulheres que assinaram carta contra a presença de atletas transexuais na modalidade feminina dos esportes.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O manifesto do grupo chamado Save Women's Sport (salvem o esporte das mulheres) foi divulgado na semana passada e assinado por 309 atletas e ex-atletas.

Muitas das mulheres subscreveram a carta apenas com iniciais ou anonimamente por medo de serem atacadas nas redes sociais ou sofrerem algum tipo de boicote.

O site Outsports, no entanto, conseguiu a relação de vários dos nomes, dentre eles, o de Martina, que encabeça o rol de assinaturas.

Anos atrás, a premiada tenista chamou transexuais de "homens que queriam ser mulheres", mas depois se desculpou.

As subscreventes do documento apoiam lei do Estado norte-americano de Idaho, descretada em 2019, que proíbe mulheres trans de competirem em categorias femininas.

A carta defende "preservar padrões de eligibilidade baseados na biologia na participação em esportes femininos".

As atletas e ex-atletas também pedem que a Associação Nacional Universitária Esportiva não exclua Idaho das competições por causa da proibição e que não dê ouvidos às táticas de bullying promovidas por quem é contra a legislação.

Martina, de 63 anos, aposentou-se das quadras em 2006 e foi a primeira atleta de elite a sair do armário em 1981.

Nascida em Praga, na República Checa, a ex-tenista é naturalizada norte-americana há 40 anos e vive na Flórida com a esposa, a russa Julia Lemigova, e suas duas filhas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.